Seminário de Encerramento da Avaliação do PME foi um momento esclarecedor para a educação

O Seminário de Encerramento da Avaliação do Plano Municipal de Educação foi realizado nesta quarta-feira (27), durante a manhã e à tarde, no auditório da Secretaria da Educação. Estiveram presentes e participaram do seminário, os integrantes do Departamento Pedagógico da SEDUC, os integrantes do Departamento de Gestão, a Comissão de Monitoramento e Avaliação do PME, os componentes do Fórum Municipal de Educação, a presidente do Conselho Municipal de Educação, a APLB e integrantes do Departamento Financeiro da SEDUC.

Além dos envolvidos diretamente com a educação, estiveram presentes para prestigiar o evento o secretário de Governo, professor Eliezer de Santana, a secretária de Esportes e Juventude, Emanuele Feliciano, a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Leila Costa, o secretário de Cultura e Turismo, Robert Alexandre Alves e o presidente da Câmara de Vereadores, Luís Carlos Dantas.

O seminário foi iniciado com a formação da mesa de abertura, composta pela secretária da Educação, professora Ana Lúcia Brito, a coordenadora Pedagógica da SEDUC, Andreína de Santana, a coordenadora do Fórum Municipal de Educação, professora Deusdete Carrilho, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Giselha dos Santos Bispo, o auditor Federal de Finanças e Controle da CGU (Controladoria Geral da União), Dr. Romualdo Anselmo dos Santos, e o secretário de Governo, professor Eliezer de Santana.

Na oportunidade, autoridades e representantes fizeram um breve pronunciamento e ressaltaram a importância da elaboração e da aprovação deste Projeto de Lei, o qual destaca um olhar mais atento à educação quilombola, reivindicação decorrente da IV Conferência Municipal de Educação e da Consulta Pública, tem para contribuir com o direcionamento da educação no município.

“Esta é a culminância de um trabalho profícuo de avaliação envolvendo todos os segmentos da sociedade, tanto na Conferência Municipal de Educação, que realizamos aqui em dezembro, quanto na Consulta Pública que realizamos em janeiro deste ano,” destacou Deusdete Carrilho, coordenadora do Fórum Municipal de Educação.

Em seguida, houve a Palestra: Os Desafios da Governança, Gestão e Fiscalização do Novo FUNDEB, conduzida pelo Dr. Romualdo Anselmo dos Santos, auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, a qual pôde esclarecer e tirar dúvidas referentes à nova formulação do Fundo Nacional de Educação Básica (FUNDEB).

Durante a tarde, o momento foi destinado à apresentação das metas e estratégias que foram elaboradas durante a IV Conferência Municipal de Educação em conjunto à Consulta Pública, que contou com a contribuição de diferentes segmentos da sociedade.

Por conta da grande quantidade de metas e estratégias a serem apresentadas, o seminário foi estendido, dando uma pausa no final da tarde de quarta-feira, retornando e sendo finalizado na manhã desta quinta-feira (28).

Desse modo, o Plano Municipal de Educação, foi avaliado de maneira democrática (o que deve ser feito a cada biênio), finalizado, o Projeto de Lei seguirá para Câmara Municipal de Vereadores para aprovação, em seguida ele será encaminhado para o Ministério Público e, por fim, chegará até às entidades competentes.