Sessão Especial vai receber a Liga Baiana Contra o Câncer do Hospital Aristides Maltez, nesta terça-feira (9)

35464

São Francisco do Conde vai realizar uma Sessão Especial para receber nesta terça-feira, dia 09 de junho, a Liga Baiana Contra o Câncer do Hospital Aristides Maltez (HAM), na plenária da Câmara de Vereadores, a partir das 09h, para tratar de benefícios para a cidade em contra partida ao convênio firmado pelo município com a instituição, no dia 10 de setembro de 2014.

A Prefeitura de São Francisco do Conde assinou um convênio de subvenção social com a Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC) – mantenedora do Hospital Aristides Maltez (HAM), para repasse de recurso no valor de R$ 120 mil anual, cujo objetivo é colaborar financeiramente com a manutenção da entidade filantrópica, que é referência no tratamento de câncer. A iniciativa está respaldada na Lei Municipal Nº 355/2014.

Na época da assinatura, Bráulio Franco, diretor de Marketing do HAM falou: “A história do Hospital Aristides Maltez com São Francisco do Conde é de muitos anos e em determinado tempo foi interrompido, mas hoje retornamos novamente a parceria”. Ele revelou ainda que o hospital atende diariamente 3,5 mil pessoas, sendo em sua totalidade pessoas carentes, usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Por ano, a entidade realiza mais de 10 mil cirurgias de câncer, mas o SUS só contribui com R$ 1.000/mês. “A construção desse convênio foi trabalhosa e pioneira. Embora o hospital atenda os 417 municípios baianos, apenas 120 deles contribuem com R$ 700/mensais”, criticou Bráulio.

Contrapartida – A convite de Dr. Aristides Maltez Filho, o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, visitou as instalações do Hospital Aristides Maltez (HAM), em novembro. Na ocasião, o prefeito recebeu duas grandes notícias: o HAM iria ceder um mamógrafo ao município em regime de comodato [contrato unilateral, gratuito, pelo qual alguém (comodante) entrega a outrem (comodatário) coisa infungível, para ser usada temporariamente] e também disponibilizará 05 vagas em sua Casa de Apoio para pacientes franciscanos que precisem permanecer em Salvador para o tratamento.