Tradicional Festejo da Ilha do Paty acontece nos dias 24 e 25 de setembro

Nos dias  24 e 25 de setembro, moradores da Ilha do Paty renderão homenagens ao santo protetor contra a peste e padroeiro dos inválidos: São Roque. O festejo inclui, missa solene, procissão, além de atrações musicais.

SÃO ROQUE nasceu no ano de 1295, provavelmente na França. Quando ele nasceu, todos ficaram bastante surpresos por causa de uma marca em seu peito: uma cruz vermelha. Era de família nobre, distinta e abastada. Seu nascimento foi uma grande benção. Fruto e resultado de muita oração. Sua mãe, chamada Libéria, era muito devota de Nossa Senhora. Por isso, pedia insistentemente a Nossa Senhora a graça de poder ter um filho, mesmo já estando em idade avançada.

Roque ficou órfão quando tinha entre 15 e 20 anos e herdou uma grande fortuna. Porém, como cristão convicto, educado por sua mãe, Roque desejava viver na pobreza, em imitação a Cristo. Por isso, ele quis repartir todos os seus bens entre os pobres.

São Roque viveu por três anos na cidade de Roma. Lá, ele contraiu uma praga e para não ocupar mais um leito no hospital, arrumou um lugar na floresta para esperar a morte. Pela graça de Deus, ele viu nascer ali, uma pequena fonte de água límpida e cristalina. Ao beber e se lavar nas águas, ele sentia grande alívio em suas feridas. Roque ficou curado e decidiu ajudar a curar os doentes. São Roque também é invocado como padroeiro dos inválidos, dos cirurgiões e do gado.

 

 

Skip to content