Unicef firma parceria com a Prefeitura para aulas presenciais mais seguras

O Unicef (Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância) firmou parceria com a Prefeitura de São Francisco do Conde, para que o município faça parte de uma iniciativa da instituição que dará suporte ao retorno das aulas presenciais em 2022 de forma segura.

O projeto “Água, Saneamento e Higiene” é uma iniciativa da Unicef, em parceria com a Acelen e com o Centro Dom José Brandão de Castro – CDJBC . Essa ação iniciou a cerca de um ano, na região semiárida/nordeste e, durante esse período, várias cidades já foram contempladas.

A escolha das cidades é baseada em critérios como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), Índices Epidemiológicos (devido à pandemia) e o acesso à água em cada unidade escolar.

O projeto vai contemplando 14 escolas de São Francisco do Conde que irão receber equipamentos de combate a COVID-19, como: máscaras, sabão e um lavatório móvel, que ficará disponível. Serão distribuídos também absorventes para jovens estudantes, com foco na saúde menstrual.

“O projeto consiste, basicamente, em um lavatório móvel e um kit escolar que contém máscaras de pano para as crianças. Os insumos para o lavatório e produtos de higiene estarão dentro das escolas por um período de dois a três meses. A prioridade nesse kit é a higienização das mãos e a proteção do ambiente escolar para as crianças e os professores. Também tem a questão da saúde menstrual, com absorventes para meninas e adolescentes”, contou Raul Guerreiro, coordenador do projeto e Especialista em Água, Saneamento e Higiene da Unicef.

Além dos itens de higiene que serão distribuídos, o projeto também conta com materiais de comunicação que serão distribuídos em todas as escolas da cidade, com o intuito de informar estudantes, profissionais da educação e as famílias sobre a importância dos cuidados com a higiene e de que maneira ela pode ser feita da forma correta.

“A gente também complementa o projeto com treinamentos e capacitações para os professores e demais profissionais da educação que queiram estar envolvidos nessa iniciativa”, completou o coordenador do projeto.

Além de São Francisco do Conde, cidades vizinhas como: Candeias e Madre de Deus, também foram contempladas pelo projeto.

Skip to content