Vacinas salvam vidas! Sábado, 18 de agosto, é Dia Nacional contra Sarampo e Poliomielite

Neste sábado, dia 18 de agosto, estados e municípios promovem o Dia D da Campanha de  vacinação Contra Sarampo e a Poliomielite. O objetivo da campanha é imunização no mínimo 95% das crianças na faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde (de um ano de vida a quatro anos, 11 meses e 29 dias).

Em julho, o Ministério da Saúde atualizou o número de casos de sarampo no Brasil, foram 444 casos foram confirmados no Amazonas e 216 em Roraima.

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (1), Rio Grande do Sul (8); e Rondônia (1). Até o momento, o Rio de Janeiro informou ao Ministério da Saúde, oficialmente, 07 casos confirmados.

O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário ao Estado. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados.

Eliminação do sarampo

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, e atualmente empreende esforços para manter o certificado, interromper a transmissão dos surtos e impedir que se estabeleça a transmissão sustentada. Para ser considerada transmissão sustentada, seria preciso a ocorrência do mesmo surto por mais de 12 meses.

Em São Francisco do Conde, as Unidades de Saúde da Família tem trabalhado para imunizar todas as crianças na faixa etária da campanha, visando manter essas duas doenças longe da população.

Cobertura da Campanha de Vacinação contra Sarampo e Pólio em São Francisco do Conde – 13/08/2018

São Bento (16,06%), Monte Recôncavo (68%), Caípe de Cima (11,4%), Muribeca (18,4%), Nova São Francisco (18%), Campinas (21,3%), Jabequara (51,6), Engenho de Baixo (45,3%), Paramirim (11,9%), Baixa Fria (17,8), Caípe de Baixo (29,3%), Santo Estevão (13,7%), Colmonte (15,7%), Socorro (59,5%) e Centro I e II (12,2). Totalizando 23,3%.

O que é preciso para se vacinar

Toda a população na faixa etária da campanha  pode se vacinar gratuitamente nas salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para isso, basta comparecer com o cartão de vacinação em mãos.

Para quem perdeu o cartão de vacinação, a orientação é procurar o posto de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via.  A ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para vacinar.

Com informações do Ministério da Saúde.

http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/vacinacao/vacine-se

 

Skip to content