Primeiro semestre de 2014 é marcado pela participação de atletas sanfranciscanos em competições estaduais e nacionais

Medalhas-de-Ouro

O primeiro semestre de 2014 foi marcado pela participação de destaque dos atletas sanfranciscanos em competições municipais, estaduais e até nacionais. Ao longo do ano, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – SECEL promove e apoiou atividades e práticas de iniciação a modalidades esportivas para incentivar os moradores do município e inseri-los em um contexto social de busca por saúde e qualidade de vida.

Em janeiro, oito atletas participaram na cidade de Natal (RN), da Seletiva Nacional do Sul-Americano de Karatê, nas categorias sênior, adulto e cadete. Em março, 20 karatecas disputaram a 8ª Copa Interiorana de Karatê Semi-contato, realizada na cidade de Jaguari. E, no mesmo mês, cinco judocas participaram da 1ª Etapa do Circuito Baiano – Seletivo Baiano zonal de Judô, em Simões Filho.

Além da participação em competições externas, a SECEL também possibilitou que os atletas se apresentem dentro do município, com a promoção de ações através da própria secretaria, a exemplo dos Jogos de Verão 2014, realizado nos dias 22 e 23 de março. Na ocasião, participaram equipes representantes dos bairros da Muribeca, Santo Estevão, Caípe, São Bento, Paramirim e sede, nas modalidades esportivas de futebol de areia, golzinho, futevôlei e vôlei de praia.

Em abril, um Octógono foi montado no Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão, para a primeira edição do São Francisco do Conde Fight, um evento que promoveu lutas de MMA (Mixed Marcial Arts –Artes Marciais Mistas) na cidade e lotou o Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiação.

Já em maio, foi a vez da XI edição, da já tradicional Taça Baiaco de Futebol de Areia, realizada no dia 01 de maio, na orla do município. A competição foi em comemoração ao dia do trabalhador e teve o objetivo de fomentar a prática do futebol de areia, por meio da disputa entre equipes da sede e bairros. Neste mesmo mês, 24 atletas disputaram o Campeonato Brasileiro de Karatê, promovido em Salvador. Os jovens sanfranciscanos lutaram contra seleções dos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe, retornando com 13 medalhas na bagagem, dentre elas: três de ouro, três de prata e sete de bronze.

Já o Campeonato Brasileiro de Taekwondo, realizado também em Salvador, dia 18 de maio, contando com a participação dos atletas do município, trouxe para a cidade 23 medalhas de ouro, 04 de prata e 02 de bronze. Um dos melhores resultados da cidade em competições neste ano.

E para encerrar, a grande atuação dos sanfranciscanos em diversas competições no primeiro semestre de 2014, seis atletas participaram, no dia 08 de junho, da 32ª Corrida Rústica Riachuelo, em Salvador, onde mais uma vez tiveram boa participação.