Prefeitura assinou convênio com a Liga Bahiana Contra o Câncer – mantenedora do Hospital Aristides Maltez

assinatura de convenio aristides maltez 2014

Na manhã da última quarta-feira, dia 10 de setembro, a Prefeitura de São Francisco do Conde assinou convênio de subvenção social com a Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC) – mantenedora do Hospital Aristides Maltez (HAM), para repasse de recurso no valor de R$ 120 mil anual, cujo objetivo é colaborar financeiramente com a manutenção da entidade filantrópica, que é referência no tratamento de câncer. A iniciativa, engajada na gestão da então prefeita Rilza Valentim(in memorian), está respaldada na Lei Municipal Nº 355/2014.

Após a execução dos hinos Nacional e de São Francisco do Conde, os pronunciamentos na mesa de abertura da Câmara de Vereadores iniciaram com o secretário municipal da Saúde, Alberto Jorge Matos, que falou da importância do momento: “se não fosse a prefeita Rilza não estaríamos aqui celebrando esse convênio e se os demais gestores tivessem o mesmo entendimento de São Francisco do Conde, toda Bahia celebraria um convênio como esse”. Beto Maria, como também é conhecido o secretário da Saúde, mostrou ainda intenção em renovar o convênio com a LBCC e aumentar o valor de repasse de recurso. Já a ex-secretária da pasta, Telma Conceição Silva, relembrou a época em que havia um posto da Liga no município. “Avançamos por muitos obstáculos para que esse convênio hoje pudesse existir. Eu me sinto muito feliz pelo que está acontecendo agora”.

Núcleo da LBCC no município

Seguindo o mesmo entendimento, o defensor público municipal, Claudemiro Oliveira Dias, representando a sua esposa, a Sra. Zaíde Edith Falcão Daltro Dias, visivelmente emocionado, contou a trajetória da criação do núcleo da LBCC no município, em 1985, quando este era prefeito da cidade. Para aquela época foi dado o desafio por Aristides Maltez Filho de que o posto só seria trazido para São Francisco do Conde, caso em uma semana conseguissem cadastrar 3 mil mulheres. Para a surpresa de todos, em menos de uma semana, Dona Zaíde cadastrou 4,5 mil mulheres. Daí, então, o núcleo foi instalado no município e Dona Zaíde passou a ser a 1ª presidente da entidade em São Francisco do Conde. Porém, em 2008, a LBCC desativou o posto, em função do não cumprimento dos acordos estabelecidos com a gestão municipal da época. Ao final de sua fala, Claudemiro ainda fez um apelo aos vereadores para lutarem pela reabertura do núcleo na cidade, que vai facilitar a vida dos pacientes que precisam do serviço e têm de se deslocar diariamente para Salvador.

Contribuição financeira dos municípios destoa da realidade do hospital

A história do Hospital Aristides Maltez com São Francisco do Conde é de muitos anos e em determinado tempo foi interrompido, mas hoje retornamos novamente a parceria”, disse Bráulio Franco, diretor de Marketing do HAM. Ele revelou ainda que o hospital atende diariamente 3,5 mil pessoas, sendo em sua totalidade pessoas carentes, usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Por ano, a entidade realiza mais de 10 mil cirurgias de câncer, mas o SUS só contribui com R$ 1.000/mês. “A construção desse convênio foi trabalhosa e pioneira. Embora o hospital atenda os 417 municípios baianos, apenas 120 deles contribuem com R$ 700/mensais”, criticou Bráulio. Essa mesma proposta de repassar R$ 700 mensais para a entidade também foi colocada para a Prefeitura de São Francisco do Conde que, diante da importância que considera ter o HAM, decidiu encontrar legalmente uma forma de contribuir mais com a LBCC. “Esse convênio deveria ser copiado pelos demais municípios. Camaçari encaminha cerca de 1 paciente por dia e não contribui financeiramente. Lauro de Freitas a mesma coisa. Esse instrumento servirá de suporte para chamarmos a atenção das autoridades”, disparou.

Na sequência, Dr. Cleber Gomes, vice-diretor do hospital e representante do Dr. Aristides Maltez Filho – que não pôde estar presente por motivo de saúde, mostrou os dados atuais sobre o câncer e agradeceu a Prefeitura pela parceria. “Eu acredito muito no simbolismo do que está sendo feito aqui hoje e que isso se repita e se replique na Bahia toda, que se transforme numa onda crescente em todo o estado”. Conforme relatou o Dr. Cleber, as estatísticas apontam para 2014, 600 mil novos casos de câncer no país, sendo em sua maioria para as mulheres o câncer de mama e para os homens o de próstata. Esta é a segunda causa de morte no Brasil, perdendo apenas para infarto/derrame. “Raramente no Brasil uma instituição filantrópica opta por atender pacientes 100% do SUS. Estamos de portas abertas para todos os baianos e eu espero, de coração, que a Bahia reconheça o Hospital Aristides Maltez como uma entidade dos baianos”, revelou.

Prefeito convoca secretários e vereadores a lutarem pela reabertura do núcleo da LBCC

Último a se pronunciar durante a celebração, o prefeito Evandro Almeida assumiu o compromisso em melhorar o transporte ofertado aos pacientes que se dirigem para Salvador, para realizarem tratamento, e convocou os secretários municipais e vereadores a lutarem pelo retorno do núcleo do HAM para o município. Após seu discurso, foi celebrado o convênio entre as partes.

Participaram também da mesa de abertura o presidente da Câmara de Vereadores, Eliezer de Santana, a vereadora Arlete Medeiros – cujo projeto de lei teve sua indicação, o procurador do município, Jairo Teixeira, o controlador Alexsandro Buri Caldas, Dinazilda Pereira – conselheira da LBCC de São Francisco do Conde, e Maria Vilma Pereira – presidente do grupo As Poderosas, que trabalha na luta contra o câncer de mama.

Aproximadamente, 300 pessoas participaram do ato.