Caminhada das Poderosas e abertura do Novembro Azul acontecem dia 05 de novembro

outubro rosa novembro azul 12

O mês de Outubro está chegando ao fim e com ele as diversas atividades promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, em alusão ao Outubro Rosa. Ao longo do mês aconteceram na sede e bairros de São Francisco do Conde diversas atividades como palestras, ações preventivas, exames, mutirão de mamografia e salas de espera para orientar, principalmente, as mulheres sobre a descoberta precoce do câncer, aumentando as chances de cura.

Fechando o Outubro Rosa, a SESAU realizará nos dias 29 e 30 de outubro um mutirão na unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) da Baixa Fria com diversos serviços como: endocrinologia, ginecologia, mastologia, ultrassom mamária e verificação da pressão arterial e glicemia. Além disso, o grupo de mulheres franciscanas “As Poderosas” vai promover a Caminhada das Poderosas, com saída às 8h30, do Posto Nova Era, na Rua Rodolfo Tourinho, passando pela Cubamba, com término no CRESAM (Centro de Referência à Saúde da Mulher). A data da caminhada foi adiada para 05 de novembro, devido ao feriado do Dia do Servidor Público, que foi transferido para o dia 31.

No mesmo dia, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU lançará o Novembro Azul 2014. A campanha tem como objetivo a conscientização sobre o câncer de próstata, visando ações de orientação da população masculina sobre a doença.

Ao final do percurso, haverá os pronunciamentos do prefeito Evandro Almeida, do secretário da Saúde Alberto Jorge Mattos e de representantes do grupo As Poderosas, entre outras autoridades, que vão falar da importância do diagnóstico precoce para a cura de qualquer tipo de câncer.

Novembro Azul

O novembro azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2012, foram identificados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata em todo o país. O Instituto considera a doença da terceira idade porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.

O Inca destaca ainda que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele.

Ao longo do mês, a SESAU irá propor ações, tais quais:

•             Distribuição de preservativos;

•             Material informativo sobre saúde do homem e câncer de próstata;

•             Aferição de pressão arterial e glicemia;

•             Consulta com médicos especialistas (urologista, clínico, ultrassonografista, cardiologista);

•             Realização de exames preventivos (USG de próstata e PSA);

•             Agendamento de consultas com urologista;

•             Orientações sobre o programa Saúde do Homem, realizado em todas as Unidades de Saúde da Família;

Skip to content