“Empreendedorismo Étnico” abriu ações voltadas ao Novembro Negro

Em todo o território brasileiro, diversas ações étnicas, que fazem alusão ao Novembro Negro, estão sendo propagadas durante esta Semana da Consciência Negra – comemorada dia 20. No município de São Francisco do Conde, cuja população é constituída em quase sua totalidade por negros, não tem sido diferente. A sessão solene ocorrida na tarde da última terça-feira, 19, na Câmara de Vereadores, tratou da temática sobre o “Empreendedorismo Étnico”.

“Temos um estado que é, sobretudo, negro, mas com poucos negros tendo acesso a tudo e nas melhores posições sociais”, declarou o presidente da Casa Legislativa, Eliezer de Santana. Integrante da mesa de abertura, o vereador foi par dos secretários municipais Osman Augusto Ramos (Cultura), Silmar Carmo (Planejamento) e Aloísio Oliveira (Desenvolvimento Social). Presentes também estavam militantes já conhecidos da cidade, como o professor Edson Costa, que ministrou palestra acerca do tema do evento e o gerente do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DEPIR), Samuel Azevêdo. Com eles, contribuíram ainda o profissional de Marketing, Gustavo, e o representante da Comitiva Angolana, Luciano Domingues.

Durante a palestra, Edson Costa explanou acerca da Rede Étnica Brasileira, trazendo dados sobre a força econômica e participação do consumo dos negros nos diversos segmentos. A Rede, atualmente, está instalada em bairros de Salvador e municípios baianos, desde 2013, e de lá para cá promoveu eventos como o EMUNDE – Encontro Mundial de Étnico Empreendedorismo, realizado em maio deste ano em São Francisco do Conde. Entre as questões sugeridas por Edson, ele afirma que o Bolsa Família é uma das ferramentas que atuam como fomento ao empreendedorismo étnico. Entre as atividades da Rede está ainda o mapeamento dos terreiros de religiões de matrizes africanas na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Ao final do evento, foi realizada uma homenagem as personalidades que contribuem para a preservação e valorização da cultura local com a entrega da honraria MEDALHA PROFESSORA TÂNIA NASCIMENTO, instituída pela Lei nº 257/2012, de autoria do vereador Eliezer de Santana.

As ações do Novembro Negro continuam. Confira a programação.

Dia 20 – Confraternização Esportiva Alunos Africanos da Unilab e Alunos das Escolas de São Francisco do Conde – Quadra Esportiva (Orla Marítima), 09h

Dia 21 – 1º Encontro Internacional Vencendo o Racismo Institucional – Câmara Municipal, 09h

Dia 24 – O Negro e o Mercado de Trabalho (Sindsefran) – Unilab, 09h

Dia 26 – Encontro Consulta Formação de Educadores Étnicos, Tendo por Base a Lei 10.639 – Câmara Municipal, 09h

Dia 28 – Final do Concurso Beleza Negra – Mercado Cultural, 17h

A tarde desta terça-feira, 18, foi marcada em São Francisco do Conde pela abertura do Novembro Negro, na Câmara de Vereadores do município. No mês de novembro, dia 20, se comemora o Dia da Consciência Negra e, por conta disso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), através do Departamento de Promoção da Igualdade Racial – DEPIR, promoverá uma série de atividades neste mês em homenagem a data comemorativa que caracteriza o Novembro Negro. A ação será em parceria com a UNILAB, Câmara Municipal de São Francisco do Conde, Emunde, SindSefran e o Juventude Negra em Movimento.