Paralisia Infantil terá 2° Dia Nacional de Vacinação neste sábado (22)

zé-gotinha polio 2014

Devido ao baixo indicie de cobertura vacinal das crianças entre 06 meses e 5 anos, pais e mães terão uma nova chance de vacinar seus filhos contra a poliomielite, pois haverá um novo Dia Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil, neste sábado, dia 22 de novembro.

No município, os bairros com números mais elevados de baixa cobertura são: Pitangueiras e Campinas (58%), São Bento (56,3%), Jabequara (31,2%), Engenho de Baixo e Ilha das Fontes (50,9%), Santo Estevão e Ilha do Paty (49,5%), Colmonte e Curupeba (38,3%) e o Centro com apenas 36%.

A vacina é oferecida nas unidades do Programa de Saúde da Família – PSF e Programa dos Agentes Comunitários de Saúde – PACS (antiga sede do CRESAM, na Rua Raimundo Ribeiro). As unidades de PSF ficam nos seguintes bairros: São Bento, Monte, Caípe de Cima, Muribeca, Nova São Francisco, Campinas, Jabequara, Engenho de Baixo, Paramirim, Baixa Fria, Caípe de Baixo, Santo Estevão, Colmonte/Curupeba. Ainda há também as unidades satélites de Socorro, Pitangueira, Ilha das Fontes, Madruga e Ilha do Paty.

 

A poliomielite causa lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A meta de vacinação é de 95% em cada área e a campanha termina em 29 de novembro.

 

Skip to content