Prefeitura inaugura Posto de Saúde no bairro do Macaco nesta sexta-feira (13)

Posto de Saúde do Macaco

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, convida toda comunidade franciscana, em especial os moradores da localidade do Macaco, para a inauguração da Unidade de Saúde da Família Manoel Natanael dos Santos, construída no bairro com recursos próprios. O evento será realizado no dia 13 de março (sexta-feira), a partir das 14h30.

Na programação, antes mesmo da entrega do equipamento público de saúde no Macaco, a Prefeitura entregará os kits dos agentes comunitários de saúde, durante cerimônia a ser realizada às 09h, no CEJAL (Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho). O kit é composto pelo fardamento e equipamento de uso dos profissionais (tênis, camisa, colete, mochila, balança, protetor solar, material de escritório, entre outros).

Cobertura de PSF em São Francisco do Conde

O município já possui cobertura de PSF nos bairros de São Bento, Monte, Caípe de Cima, Muribeca, Nova São Francisco, Campinas, Jabequara, Engenho de Baixo, Paramirim, Baixa Fria, Caípe de Baixo, Santo Estevão, Colmonte/Curupeba, além das unidades satélites de Socorro, Pitangueira, Ilha das Fontes, Madruga e Ilha do Paty, e do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde – PACS (antiga sede do CRESAM, na Rua Raimundo Ribeiro).

O homenageado – Manoel Natanael dos Santos

Manoel Natanael dos Santos nasceu no dia 25 de dezembro de 1964, no dia do Natal. Por isto, que ficou conhecido como Natal. Um dos dez filhos da doméstica Isaura dos Santos e do marceneiro Mário dos Santos, estudou até a 4ª série, na Escola Comendador Gonçalves Dias, na Fazenda Dom João.

Natal era casado e teve três filho. Foi o primeiro a ter um carro usado na comunidade e sempre prestava socorro voluntariamente. No ano de 1984 foi promovido a representante da comunidade do Macaco, sempre disposto e generoso com as pessoas que o procuravam. Não tinha horário e nem indisposição para socorrer alguém, fosse para o hospital do município ou cidades próximas e até mesmo Salvador, ele nunca negou ajuda de caráter voluntário para ninguém.

Considerado calmo pelas pessoas, teve uma vida de muitas dificuldades. Durante a sua convivência nesta comunidade, tinha como esporte preferido o futebol, participava de campeonatos com os amigos todos os finais de semana. Trabalhou como assessor com o atual secretário da Saúde, Alberto Jorge Mattos – conhecido como Beto Maria, na época que o mesmo era vereador desta cidade.

Faleceu no dia 14 de junho do ano de 2014 fazendo o que mais gostava: batendo um “baba” no campo de São Bento das Lajes, onde sofreu um desmaio. Foi socorrido até o hospital, mas não resistiu e veio a falecer.

Para que a sua imagem e vida nos serviços prestados a todos da comunidade permaneça presente, a Prefeitura e a Secretaria da Saúde, resolveram presenteá-lo com esta belíssima homenagem, dando o seu nome a esta Unidade de Saúde do Macaco, que a partir de agora se chamará – Unidade de Saúde da Família Manoel Natanael dos Santos.