Equipe da Band esteve no município para acompanhar Projeto CO2 Manguezal

SEMA_BAND1Uma equipe da TV Band esteve no município de São Francisco do Conde na manhã da última quarta-feira (22) para acompanhar os trabalhos do Projeto CO2 Manguezal, que é uma parceria da Fundação Vovó do Mangue juntamente com a Petrobras, e que conta com o apoio da Prefeitura de São Francisco do Conde através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA.

Na última semana o município recebeu 15 mil mudas das espécies de mangue-vermelho (Rhizophora mangle) e mangue-preto (Avicennia Schaueriana) para serem utilizadas no reflorestamento de 3,5 hectares de manguezais na região da Baixa Fria, Caípe, dentre outros. As mudas chegaram ao município em três saveiros vindos de Maragojipe.

Nossa pretensão é que até julho todas as mudas sejam plantadas e as áreas de manguezais mais degradadas sejam reflorestadas. Temos feito há algum tempo um trabalho de capacitação com os pescadores para que eles saibam se comportar nessas áreas. É importante que essas regiões tenham uma vida útil prolongada e nada melhor do que o envolvimento dos próprios pescadores nisso, já que tiram seus sustentos desses locais de mangue. Antes mesmo desse projeto dos manguezais, a SEMA já desenvolvia ações voltadas a essas áreas como uma forma de conservação dessas áreas permanentes”, declarou a secretária do Meio Ambiente Silvana Costa.

O protejo CO2 Manguezal atua na produção de mudas de mangue e recuperação de áreas degradadas de manguezal. As ações deste têm sido realizadas na região da Baía de Todos-os-Santos (BTS), nos municípios de Maragojipe e São Francisco do Conde. Como ação complementar, o CO2 Manguezal realiza atividades de educação ambiental voltadas para a conservação dos recursos naturais, uma vez que, os dois municípios sofrem ou já sofreram degradação em seus manguezais, principalmente pela expansão urbana e ocupação desordenada do solo, além da instalação de parques industriais na região.

PRINCIPAIS METAS DO PROJETO
– Produção de 65.000 mudas de mangue das três espécies mais encontradas na região da BTS – Rhizophora mangle (mangue vermelho), Avicennia schaueriana (mangue siriúba) e Laguncularia racemosa (mangue branco);
– Recuperação de 8 hectares de áreas degradadas, dentro da APA Baía de Todos-os-Santos, sendo 4,5 ha no município de Maragojipe e 3,5 ha no município de São Francisco do Conde;
– Capacitação de 10 pessoas da comunidade adjacente da sede do Projeto (Maragojipe), em técnicas de produção de mudas de mangue em viveiro e reflorestamento/plantio em áreas degradadas, como alternativa econômica em época de defeso/desova;
– Capacitação de 500 pescadores e marisqueiras, com trabalhos de orientação socioambiental, sendo 400 em Maragojipe e 100 em São Francisco do Conde;
– Formação de 200 agentes multiplicadores, com curso intensivo de educação ambiental, dentre professores, gestores e monitores ambientais, lideranças comunitárias e estudantes;
– Atividades de educação ambiental para 2.000 estudantes do Ensino Fundamental I, de escolas do município, através de atividades educacionais promovidas pela Jornada de Educação Ambiental;
– Realização de estudo científico do ecossistema das áreas a serem recuperadas em Maragojipe e São Francisco do Conde, a partir de convênio de parceria com a Universidade Federal do Recôncavo – UFRB.