Prefeitura discutiu Mobilidade Urbana e Segurança Pública

unilab sfcoA Prefeitura de São Francisco do Conde realizou junto com a Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) uma reunião na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, na Rua João Florêncio Gomes, envolvendo diversos setores para discutir as questões referentes a Mobilidade Urbana e Segurança Pública.

Participaram da reunião a secretária de Planejamento do município, Silmar Carmo e representantes da Unilab, Associação dos Estudantes Africanos, Assessoria de Comunicação, Departamento de Promoção à Igualdade Racial (SEDES), Comissão Universitária e Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Educação.

Um dos principais pontos na pauta foi a falta de transporte para os estudantes da Unilab, que precisam voltar a pé para o centro da cidade durante a noite, o que gera risco de assaltos para eles e ainda a falta de um transporte coletivo conectando os bairros da cidade. “A questão do transporte é imperativa dentro de uma política de construção de cidadania. A tendência é que a Unilab traga cada vez mais alunos para a cidade e não há como pedir a esses alunos que paguem o mesmo valor da passagem de alguém que vai para Candeias, por exemplo. Precisamos garantir transporte de qualidade e preço justo”, afirmou o professor Fausto Antonio, do Instituto de Humanidades e Letras.

A secretária de Planejamento, Silmar Carmo, salientou que a mobilidade urbana é uma prioritária da gestão municipal, mas as questões relativas a transporte são de responsabilidade da AGERBA (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia). “Porém, a Prefeitura já realizou encontros com o órgão e vai ratificar o pedido para o aumento do transporte intermunicipal e local”, afirmou Silmar Carmo.

A secretária de Planejamento também solicitou dos representantes da Unilab informações sobre quantitativo de estudantes e um estudo de impacto da Universidade para a cidade de São Francisco do Conde. Os representantes da Unilab informaram que a melhoria do transporte urbano não atenderia exclusivamente aos alunos e sim a comunidade franciscana como um todo. Na reunião foram dadas sugestões referentes ao transporte alternativo, criação de passe de estudante e a adequação dos mototaxistas através de um curso de 30h e da concessão de placas vermelhas utilizadas para transporte remunerado de carga ou passageiro, o que garantiria maior segurança no serviço.

Por fim, o estudante africano Beto Infande, da Associação dos Estudantes Africanos relatou que há no município um boato de que a Prefeitura concede auxílio financeiro para os alunos africanos, o que não é verdade.

Há uma informação de que ganhamos R$5 mil da Prefeitura e isso é mentira. As pessoas acham que temos muito dinheiro, mas se tivessemos não iamos precisar morar juntos para diminuir as despesas. O Governo Federal concede uma bolsa auxílio de R$530 e esse é todo o dinheiro que temos para cópias, alimentação, transporte e para nos manter em outro país. Nosso visto no Brasil não nos permite trabalhar aqui, então temos que nos virar com esse dinheiro para tudo”, declarou Beto Infande, presidente da Associação dos Estudantes Africanos.

Uma próxima reunião ficou agendada para a segunda-feira (27), no Gabinete onde serão tomadas providências sobre os pontos discutidos na reunião.