Data histórica do 29 de Junho teve diversas manifestações em São Francisco do Conde

29 de junho camara 2
O 29 de Junho é anualmente lembrado em São Francisco do Conde pela data heroica da participação dos franciscanos na luta pela independência da Bahia, data também em que se comemora o Dia da Câmara. E, para relembrar o feito histórico, logo no início da manhã, foi realizada uma missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia – sede do município. Em seguida, autoridades locais reuniram-se em frente a Câmara de Vereadores para prestigiarem as tradicionais apresentação das filarmônicas locais. Já na plenária da Casa Legislativa, a abertura da sessão solene se deu pelos discursos do prefeito Evandro Almeida, do presidente da Câmara, o vereador Robson Portugal, e também pela participação de alguns dos seus pares. “Muitos foram os homens e mulheres que idealizaram e lutaram pela nossa Bahia e pelo Brasil. E neste dia festivo aproveito para conclamar a todos os cidadãos e cidadãs franciscanos, que estejamos juntos no pensar, no agir e no lutar verdadeiramente pela independência do nosso povo. Todavia, é o que estamos fazendo diuturnamente e continuaremos fazendo enquanto o senhor Deus e o povo desta terra nos permitir. Sabemos que muitos são os obstáculos e dificuldades, mas creio que unidos, como no passado, mas usando as armas da educação, da saúde, da geração de emprego e renda, do esporte, do lazer, da manutenção da nossa cultura e tradições e na busca por uma sociedade igualitária, poderemos conquistar muitas vitórias nesta incessante batalha por ver o povo desta terra feliz”, relatou Almeida.

A sessão foi marcada também por manifestações de cunho cultural, tais quais: a declamação do poema “O Sino da Casa da Câmara”, de Artur de Salles, através de José Raimundo Fonseca – membro da ALASFCON (Academia de Letras e Artes de São Francisco do Conde); um relato sobre a biografia de Vavá Sant’Anna e o ‘29 de Junho’, explanado pelo professor e pesquisador José Jorge do Espírito Santo, seguido de homenagem à família de Vavá de Sant’Anna; e o “Sarau Franciscanear: Caminhos da Independência”, culminando na premiação do Concurso de Poesia homônimo ao sarau. Do concurso foram premiados: Joane Macieira dos Santos (autor do poema: Encantos da Terra – 1º lugar), Josafá de Jesus (autor do poema: Caminho da Bahia para Independência – 2º lugar), Edmilson Menezes de Araújo (autor do poema: Guerreiros de Berço – 3º lugar), Maria da Conceição dos Santos (autora do poema: Franciscanear – 4º lugar) e Jonatha Menezes (autor do poema Franciscanear – 5º lugar). No ensejo do momento, a Fundação Pedro Calmon realizou a entrega de Kit de livros a Jozélia do Amaral, responsável pela Biblioteca Arthur de Salles. A fundação também organizou uma Feira Literária no município.

29 de junho camara 3Outras honrarias aconteceram no 29 de Junho, como a entrega dos Títulos de Cidadãos Franciscanos, entre os contemplados estavam: Alberto Carvalho Silva, Marcos Roberto de Oliveira Santos, Maria Sônia da Silva Pinto Batista e Mário Augusto Nascimento Ribeiro – com indicações do vereador Messias Antônio Santos da Silva; Ana Maria Silva Santos, Brasília Maria Teixeira do Amaral e Miron Brito – com indicações do vereador Robson Gomes Portugal; Claudemiro Oliveira Dias (ex-prefeito desta cidade), Cláudia da Silva Lima e Paulo Roberto Fontoura – com indicações do vereador Venilson Souza Chaves (Cravinho); Idenice Santos Amaral, Luís Nunes Teotônio – com indicações do vereador Luís Carlos Dantas (Me Abrace); Josias da Silva Barbosa – com indicação do vereador Antônio Santos Lopes (Pantera); José Galdino – com indicação do vereador Mário Nogueira; Renivaldo Batista Brito – com indicação do vereador Adelmo Cosme dos Santos (Adelmo do Andaime); e, Zélia Cerqueira – com indicação do vereador Sandro Valença da Silva.

Ao final do evento foi servido um coffe break no foyer da Câmara e, em seguida, os participantes conferiram a Feira Literária montada na Praça da Independência.