“A Mulher Negra Assumindo Sua Identidade” foi o tema do encontro Julho das Pretas, nesta sexta (17)

GIL_5069

Nesta sexta-feira, 17 de julho, o Departamento de Promoção da Igualdade Étnico Racial – DEPIR, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), de São Francisco do Conde, juntamente com a Associação Flor de Lótus e a Rede de Mulheres Negras da Bahia, realizaram um encontro no auditório da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) com o tema “A Mulher Negra Assumindo Sua Identidade”. O encontro faz parte do Julho das Pretas com abertura em São Francisco do Conde e ainda passará pelas cidades de Santo Amaro, Cachoeira, Maragojipe, Camaçari e culminará em um encontro em Salvador, no dia 25 de julho, no Espaço Cultural da Barroquinha.

Na mesa de abertura do evento estiveram presentes: a coordenadora do Projeto Centro de Anemia Falciforme de São Francisco do Conde – Telma Silva; a gerente do Núcleo da Delegacia de Apoio à Mulher (NUDEAM) – Luciana Araújo; a gerente do Departamento de Juventude (DEJUV) – Denise Ramos; a coordenadora das mulheres do Encontro Mundial de Étnico Empreendedorismo (EMUNDE) – Angélica Paixão; a representante dos membros da Igreja Evangélica – Cleonice Rodrigues e a coordenadora do Grupo Juventude Negra em Movimento – Jacilene Bandeira.

O evento também contou com a presença da ex-ministra e atual professora da UNILAB – Matilde Ribeiro. “Não é a primeira vez que participo de eventos como este aqui no município e em outros locais do país, até pelo meu envolvimento com as lutas das mulheres negras. Nós estamos aqui dando continuidade a um processo histórico de luta pela garantia da nossa continuidade, de qualidade de vida em todos os aspectos. Não podemos deixar de estar aqui e lembrar de Rilza Valentim (in memoriam), do quanto ela lutou para implantar a UNILAB aqui em São Francisco do Conde e graças a essa luta hoje estamos aqui tendo esse encontro”, salientou Ribeiro.

A prefeita Rilza Valentim (in memoriam) foi lembrada na fala também das mulheres que faziam parte da mesa. “É uma honra pra mim estar aqui hoje e quando fui convidada pensei no que iria falar. E, claro que não tem como falar de São Francisco do Conde e não falar de Rilza Valentim. Ela foi um exemplo de vida, de luta, de trajetória política. Mulher que se orgulhava da sua cor, da sua raça e do seu povo. Ela nos fez ter orgulho do que somos. Lembro do seu primeiro ano de mandato, no desfile de 7 de Setembro, quando ela trouxe príncipes e princesas negras. E nos mostrou, com isso, que ser negro é ser belo. Graças a Rilza hoje estamos aqui nessa universidade que foi um sonho que ela conseguiu realizar”, declarou Denise Araújo – gerente do DEJUV.

A coordenadora do Projeto Centro de Anemia Falciforme de São Francisco do Conde – Telma Silva, falou da iniciativa de criar esse centro no município. “Até a morte de Rilza não se falava muito em doença falciforme. E desde então tenho lutado para trazer para nossa cidade um centro de tratamento desta doença. Estamos iniciando ainda o processo de triagem para identificar no município pessoas que tenham um traço ou a doença. Precisamos primeiro identificar a real necessidade do município, para que possamos implantar o centro”, enfatizou Silva. A coordenadora também trouxe o dado de que a cada 650 crianças nascidas na Bahia, uma tem doença falciforme.

A gerente do Núcleo da Delegacia de Apoio à Mulher (NUDEAM) – Luciana Araújo, destacou o trabalho do núcleo no município. “O NUDEAM funciona dentro da delegacia comum e nós atendemos casos de violência doméstica contra a mulher. Estamos desenvolvendo um trabalho agora para trazer um Centro de Referência de Atenção à Mulher aqui pra São Francisco do Conde, para termos condições de ampliar o nosso atendimento a essas mulheres vítimas de violência. Quero aproveitar o momento e convidar todas vocês para a Conferência de Políticas para as Mulheres que iremos realizar aqui na cidade, no dia 07 de agosto, participem!”, disse Araújo.

O evento seguiu até o final da tarde e contou ainda com palestras de Lindinalva de Paula (SEPROMI), Mãe Jacira, Rose Mavi e Tânia Sacramento (CREAS).