Campanha de vacinação contra a raiva animal chega aos bairros da sede

sfcvacina

A campanha de vacinação contra a raiva animal já protegeu 3.106 cães e 698 gatos no município, o que corresponde a 53,34% de cães vacinados e 54,4% de gatos. Em São Francisco do Conde,  a campanha está sendo realizada casa a casa, como nos anos anteriores, sempre de segunda a sábado.

A equipe de vacinação é composta por 11 Agentes de Combate a Endemias que contam com o apoio de 1 kombi, 1 pick-up e um carro de som. A vacinação iniciou em 04 de abril, na localidade do Colmonte, e, desde então, já foram concluídas as localidades da Curupeba, Caípe de Baixo, Caípe de Cima e Santo Estevão, Muribeca, Baixa Fria, Santa Elisa, Campinas, Pitangueiras, Gurujé e outros bairros. Os vacinadores estão trabalhando no bairro da Nova São Francisco e o próximo bairro será o Centro. A ação segue bairro a bairro até chegar a Roseira e as ilhas do município.

A população canina em São Francisco do Conde é estimada em 5.826 e a felina é de 1.282. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% dos animais.

A VACINA tem validade de um ano e é essencial para prevenir contra a raiva, que é uma doença que não tem tratamento. A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano quanto à fonte de infecção.

A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. A partir daí, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado pela saliva das pessoas ou animais enfermos.

Skip to content