Centro de Referência à Saúde da Mulher fala sobre a prevenção da mortalidade materna

cresam 1

Em São Francisco do Conde, o Centro de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM preparou uma atividade para falar sobre a prevenção da mortalidade materna, na manhã do dia 25 de maio. Participaram da ação as gestantes que são atendidas na unidade pela equipe multidisciplinar e as usuárias dos serviços que estavam presentes, pois a ação foi aberta ao público.

A palestra de orientação foi em formato de sala de espera, onde as pacientes recebem instruções e tiraram dúvidas com a equipe composta por assistente social, enfermeira, psicóloga e fisioterapeuta. O dia 28 de maio é considerado Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna e Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. “O objetivo é apresentar o nosso serviço e a equipe que está aqui à disposição da comunidade”, explicou Sheila,  enfermeira da unidade

É importante que a comunidade seja multiplicadora das orientações que estamos dando hoje pra falar da importância desse acompanhamento e do pré-natal passando por toda a equipe. E conhecendo o nosso trabalho, a importância de cada uma na equipe, o paciente não vai negligenciar sua saúde. Muita gente passa pelo CRESAM e é encaminhada para serviço de psicologia e não vai. Que medo é esse? Queremos desmistificar o trabalho do psicólogo. A psicologia é um espaço para cuidar da nossa saúde mental e das questões emocionais que estão diretamente ligadas a nossa saúde, pois um hipertenso quando está estressado tem uma piora no quadro”, relatou Taise, a psicóloga do CRESAM.

A equipe do CRESAM está aqui, cada uma com suas particularidades, para ajudar as gestantes e evitar que elas sejam vítimas da mortalidade materna. É importante que as pacientes de alto risco sejam acompanhadas por toda a equipe multidisciplinar. Através desses cuidados podemos evitar a mortalidade materna. Aproveitem o serviço que está à disposição de vocês”, falou a fisioterapeuta da unidade, Wilma Sena.

O assistente social é o profissional que trabalha para a garantia dos direitos e o pré-natal é um direito de toda mulher. O município tem muitos benefícios sociais como auxílio natalidade, com a entrega de enxovais, tem o PAS [Programa de Acolhimento Social] e as cestas básicas. Eu faço uma entrevista social e vejo se a pessoa está dentro dos critérios para ter acesso aos programas. A equipe inteira do CRESAM está aqui para acolher e orientar”, explicou a assistente social, Rita Baião.

Skip to content