Assinatura de Termo de Cooperação: Centro de Referência em Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica

Centro de Referência em Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica 1

A manhã desta terça-feira, 21 de junho, foi marcada por um momento importante para as mulheres de São Francisco do Conde com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) para instalação do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), que atenderá vítimas de violência doméstica no município.

Centro de Referência em Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica 2

Para assinatura do termo esteve presente o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, secretários municipais e ainda a comunidade franciscana, além da Secretária Estadual de Políticas para Mulheres – Olívia Santana e equipe técnica da SPM – Secretaria de Políticas para Mulheres.

O equipamento é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES e fica localizado na Rua Barão de São Francisco, nº 35, Centro – no prédio da antiga Liga Baiana Contra o Câncer. São 04 salas de atendimento e 01 sala de reunião, 01 brinquedoteca para atender aos filhos das mulheres, além de copa e banheiros. A equipe do CRAM será formada por 01 pedagoga, 02 assistentes sociais, 01 advogada, 01 psicóloga e 01 coordenadora.

A secretaria estadual tem obrigação em capacitar os profissionais porque é preciso que seja uma formação padrão. Além da cooperação técnica, tem a sessão dos bens móveis, os quais vão equipar o Centro de Referência, e possivelmente o automóvel que vai servir para as mulheres atendidas no centro. O atendimento será psicossocial e jurídico, com o intuito de que a mulher se livre do ciclo de violência e tenha autonomia para poder conseguir se desvencilhar do centro de violência que ela vive”, declarou Luciana Oliveira – coordenadora do CRAM.

Centro de Referência em Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica 3

Gostaria de primeiramente saudar o grande Deus Pai todo poderoso por mais esse grande momento, que com certeza é um ganho para todas as mulheres franciscanas. Quando assumi a gestão esse projeto já existia e como sempre digo eu estou aqui para trazer para São Francisco do Conde o que for melhor para nossa cidade. Tenho certeza que nossa saudosa Rilza Valentim deve estar muito contente com esse que era um sonho dela e está sendo realizado. No dia 01 de julho nós vamos realizar a inauguração deste espaço”, declarou o prefeito Evandro Almeida.

A secretária estadual de Políticas para Mulheres – Olívia Santana disse estar feliz por fazer parte desse momento, pela conquista desse centro para São Francisco do Conde. “Aqui é uma sede própria, é um espaço próprio e não vai sofrer riscos de desistir. Isso é muito importante, significa que a Prefeitura está priorizando um ato que é de fundamental importância para todas as mulheres. Esse espaço vai cumprir um papel importantíssimo no acolhimento à mulher, na elaboração de políticas públicas. Uma cidade que tem a memória de Rilza não pode deixar de ter ações que alcancem as mulheres”.

Também fizeram considerações sobre o centro a secretária da Educação Ana Christina Oliveira, que deu início ao processo de intervenção junto ao estado em 2009 (quando era secretária de Desenvolvimento Social), momento em que o centro começou a ser pensado para o município. Além dela, o atual secretário de Desenvolvimento Social Aloísio Oliveira explicou sobre a chegada do centro que vem para mudar a realidade de mulheres que sofrem violência em São Francisco do Conde.

O Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) vítima de violência doméstica é um equipamento de acolhimento/atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação que proporcione o atendimento e o acolhimento necessário à recuperação da situação de violência ocorrida, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o resgate da sua cidadania.