Saúde capacita equipe de vacinação

vacina
Acontece, entre os dias 18 e 21 de março, uma Capacitação do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização – SISPNI, cujo objetivo é capacitar todos os enfermeiros e técnico em enfermagem que atuam no Programa de Saúde da Família- PSF. O curso vai instruí-los no preenchimento do novo cartão de vacinas digital que passará a circular no país.

O novo cartão de vacinas terá informações como nome, endereço e nome dos pais, uma forma de garantir informações precisas sobre as pessoas que receberam as imunizações, mesmo que venham a perder o cartão ou mudem de cidade. Para isso, as Unidades de Saúde de São Francisco do Conde receberam 14 computadores onde os profissionais vão preencher as informações e, posteriormente, entregá-las a Secretaria Municipal Saúde – SESAU.

A capacitação acontecerá inicialmente com 6 equipes de Saúde da Família, que vão iniciar os registros com a vacina do HPV. A vacina contra o Papiloma Vírus Humano passou a ser disponibilizada pela rede pública a partir desta segunda-feira. A capacitação tem apoio da Vigilância Epidemiológica municipal. O curso acontece no auditório da Secretaria da Saúde- SESAU, das 08 ás 16hs.

Pioneirismo – São Francisco do Conde foi a primeira cidade brasileira a imunização meninas entre 10 e 14 anos contra a doença. A campanha de vacinação municipal começou em 2010 e a vacinação foi feita nas escolas da rede municipal.
A campanha vai continuar com os imunológicos oferecidos pelo Ministério, que vão contemplar a nova faixa etária preconizada. 1.600 doses vão ser entregues no município.

Na campanha municipal mais de 6 mil vacinas foram adquiridas e o investimento foi de mais de R$ 1.200.000,00.