Arboviroses: São Francisco do Conde está na luta contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika
05/12/2019 Notícias , SaúdeTendo em vista o final do ano, quando o risco de transmissão das arboviroses: dengue, chikungunya e Zika aumenta em alguns estado brasileiros, o Estado da Bahia, a Prefeitura de São Francisco do Conde e a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU estão em alerta visando mobilizar a população a intensificar as ações de prevenção.
O risco, neste período do ano, aumenta devido à proliferação do mosquito transmissor Aedes aegyp em razão do período chuvoso, que se inicia na maior parte do Brasil em novembro, ou devido ao armazenamento/acúmulo de água para diferentes fins.
As ações de combate ao mosquito vetor devem ser continuas e permanentes ao longo do ano.
Neste ano, o Ministério da Saúde antecipou a veiculação da Campanha Nacional de combate ao Aedes aegyp, em virtude da situação epidemiológica da dengue, cuja transmissão manteve-se sustentada ao longo do de 2019. Outro fator relevante ao adiantamento da campanha é a possibilidade de maior circulação da doença.
Conheça o site: http://www.educacao.ba.gov.br/combateaedes
Como é feito o diagnóstico?
Se o paciente apresenta os sintomas clássicos, geralmente a detecção é feita no consultório do médico mesmo. Mas o diagnóstico também pode ser confirmado com um exame de sangue. Nesse caso, ele é realizado de acordo com a fase da doença.
Quais são os principais sintomas?
A dengue provoca, entre outras coisas, uma inflamação nos vasos sanguíneos. Em decorrência disso, os sinais de sua presença são:
· Febre acima de 38,5˚ C;
· Dor de cabeça, nas articulações e muscular intensas;
· Dor ao movimentar os olhos;
· Mal-estar;
· Falta de apetite;
· Enjoo e vômitos;
· Manchas vermelhas no corpo.
São Francisco do Conde
O município conta com 100% DE cobertura dos agentes de endemias que fazem um importante trabalho de conscientização, além de adentrar casas e quintais em busca de focos do mosquito.