Audiência Pública promoveu o diálogo sobre os desafios da educação inclusiva no município de São Francisco do Conde, no período pós-pandemia da COVID-19

Nesta sexta-feira (02), a Prefeitura, por meio do Conselho Municipal de Educação – CME realizou uma Audiência Pública, com o tema: “Os desafios da educação inclusiva no município de São Francisco do Conde, no período pós-pandemia da COVID-19”.

O evento, que aconteceu no Auditório 02 de Julho – SEDUC / Baixa Fria, reuniu autoridades franciscanas, docentes, discentes e a população em geral, em torno de propostas e diálogos com estratégias inclusivas para profissionais de educação e a sociedade como um todo.

Dentre os objetivos da Audiência Pública: garantir o ensino para todos, proporcionando apoio e suportes necessários, assumindo os conceitos de respeito às diferenças; mapear a inserção da pessoa com deficiência no contexto da educação inclusiva; ampliar parceiros com as redes de apoio municipais e estaduais.

Compôs a mesa do evento, representando o prefeito de São Francisco do Conde, Antônio Calmon, o secretário de Governo, Eliezer de Santana, bem como a secretária da Educação, Ana Lúcia Brito, o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Santos Lopes (Pantera), a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Gizelha Bispo dos Santos, e o coordenador da APLB, Raimundo Jorge de Oliveira.

“Esse é um momento muito importante para a nossa cidade e, em nome do prefeito Calmon, deixo aqui registrado o compromisso de toda gestão em prol da educação de São Francisco do Conde. Sigamos, todos juntos!” Destacou Eliezer de Santana.

“Buscar oferecer uma educação com olhar mais apurado para àqueles que precisam de um olhar especial. Seguiremos empenhados, realizando um trabalho de inclusão, pautado no respeito”, enfatizou a secretária Ana Lúcia Brito.

Após os pronunciamentos, foram iniciadas as palestras com profissionais qualificados acerca dos temas abordados: Inclusão, possibilidades e desafios; Narrativas de um pai educador; Fonoaudiologia e inclusão escolar: como contribuir? – Educação especial e inclusiva: caminhos e possibilidades; A neuropsicopegagogia está onde a aprendizagem está.