Coronavírus: Secretaria Municipal da Saúde busca o enfrentamento ao COVID-19

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio de ações da Secretaria da Saúde – SESAU, mobilizou uma equipe técnica composta por diversos profissionais da área da saúde, para se reunirem na segunda-feira (16), no período da manhã, com profissionais que atuam nas escolas vinculadas a Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, visando esclarecer dúvidas e orientar sobre o novo Coronavirus.

A secretária da Saúde, Eleuzina Falcão, esteve presente na atividade e lembrou a importância da boa higiene e dos bons hábitos de saúde, principalmente, neste momento.

“As determinações são do protocolo do Ministério da Saúde, que orientar cuidados coletivos e individuais. Nós já aprendemos com o que aconteceu em outros países afetados pelo Coronavirus. A diminuição da circulação de pessoas é um dos principais indicadores positivo, que reduzem a curva da doença”, explicou Eleuzina.

Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus.

No período da tarde, foi a vez da Secretaria da Saúde se reunir com os profissionais da empresa Viverde, que presta serviços de limpeza e manutenção aos setores públicos municipais, com o objetivo de discutir as ações adotadas pela gestão municipal para o controle da pandemia do Coronavirus.

É importante frisar, que até o momento, todos os casos no estado foram importados e são conhecidos, ou seja, as pessoas estiveram em outros países, onde contraíram o vírus. Aproveitando esse momento, onde o vírus não está em grande circulação na Bahia, a gestão municipal reuniu essa equipe para passar orientações de como se proteger e como proteger outras pessoas.

“O vírus se manifesta como uma gripe comum, ou seja, nem todo mundo que está gripado tem esse vírus, não devemos discriminar as pessoas. O teste para coronavirus é um protocolo normal neste momento”, explicou o diretor de Atenção Básica, José Raimundo Nogueira.

O diálogo com esse profissionais visa intensificar a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individuais – EPI’s e Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC’s, bem como a higiene pessoal e assepsia correta no ambiente de trabalho.