CRAM

O QUE É O CRAM?

É um espaço de acolhimento/atendimento psicossocial e de orientação e acompanhamento jurídico, que visa combater a violência contra a mulher, além de promover o empoderamento, o fortalecimento e o resgate da sua cidadania.

NÓS ATENDEMOS:
Mulheres maiores de 18 anos, vítimas de violência doméstica.

SERVIÇOS OFERTADOS PELO CRAM:
Atendimento especializado e individualizado nas áreas de:
Atendimento Psicossocial;
Atendimento Jurídico.


O QUE TODA MULHER DEVERIA SABER:

A Lei 11.340/2006, mais conhecida como a Lei Maria da Penha, tem a missão de dar mais condições às mulheres, para reprimir, prevenir e erradicar a violência doméstica e familiar contra a mulher, com o objetivo de garantir sua integridade física, psíquica, sexual, moral e patrimonial. Para isso, a Lei
Maria da Penha garante à vítima uma série de medidas rápidas e efi cientes que podem evitar novas agressões e até mesmo salvar vidas. Violência doméstica é a violência praticada dentro de casa, no âmbito familiar, entre indivíduos unidos por parentescos civil ou natural (marido, mulher, sogra, padrasto, pai, mãe, fi lhos, irmão, tios…).

TIPOS DE VIOLÊNCIA
VIOLÊNCIA FÍSICA:
Qualquer ação que cause danos, sofrimento físico ou que prejudique a saúde corporal. Exemplos: tapas, socos, pontapés, cortes, queimaduras, empurrões, puxadas de cabelo, deixar sem assistência médica.

VIOLÊNCIA PATRIMONIAL:
Ação ou conduta que cause danos, retenção, subtração ou destruição de bens, valores ou recursos econômicos, de objetos, instrumentos de trabalho e documentos pessoais. Exemplos: tomar dinheiro e imóveis; rasgar ou esconder documentos pessoais, material de trabalho, roupas e sapatos, não
pagar pensão alimentícia.

VIOLÊNCIA MORAL:
Espalhar publicamente boatos falsos, caluniar, difamar ou cometer injúria contra a mulher.

VIOLÊNCIA SEXUAL:
Ação ou conduta que cause danos ou sofrimento sexual. Exemplo: assédio, estupro, beijo à força, obrigar presenciar ou praticar violência sexual não desejada, obrigar a comercializar seu corpo e impedir o uso de qualquer método contraceptivo.

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA:
Ação que cause prejuízo psicológico e diminuição da autoestima, como humilhação,
chantagens, ameaças, ofensas, isolamento e ridicularização.

VIVER SEM VIOLÊNCIA É UM DIREITO DE TODA MULHER

Violência contra a mulher é todo ato ou conduta que causa sofrimento físico, sexual ou psicológico tanto na esfera pública quanto na esfera privada.

DENUNCIE

CRAM: 3651-1044
NUDEAM: 3651-2991
DELEGACIA: 3651-1105
SDHCJ: 3651-3158

NOTÍCIAS

Acompanhe as novidades, eventos e atividades do CRAM aqui.

Skip to content