CRAS da sede promoveu evento “Mulheres Empoderadas” nesta quarta (08)  

 

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de São Francisco do Conde, promoveu nesta quarta-feira, 08 de março, um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher com o tema “Mulheres Empoderadas”. O encontro reuniu mulheres de todas as idades, na sede do CRAS, que fica localizado em São Bento.

Durante a ação foi discutida a importância da mulher e como ela tem papel fundamental na sociedade, tanto quanto o homem. Foi exibido um filme sobre o tema Empoderamento, que falou de que forma as mulheres podem garantir seus direitos e reconhecer as possibilidades de ter voz ativa e poder de decisão.

Para a coordenadora do CRAS, Joilma dos Santos Amorim, a atividade teve objetivo de homenagear as mulheres atendidas pelo serviço. “A gente pensou em fazer essa atividade hoje para homenagear as mulheres e escolhemos um tema que vem sendo muito discutido atualmente. Diante de tantos contextos que temos aqui como violência, agressões não só física como psicológica, sentimos a necessidade de ter esse momento com essas mulheres. O CRAS trabalha com a proteção à família, a fim de trazer reflexões acerca da liberdade, autonomia, independência financeira, delas se conscientizarem de que a mulher consegue andar com suas próprias pernas, independente de estar em um relacionamento ou não”.

Para Jucimara dos Santos Moreira, moradora do Drena, o encontro foi maravilhoso. “Eu achei muito boa e interativa essa atividade. Achei nota dez esse tema que foi discutido aqui porque eu sou totalmente empoderada e independente”.

Josélia da Cruz, da Santa Rita, também demonstrou satisfação em participar do momento: “eu achei muito interessante esse encontro hoje porque pudemos discutir sobre a importância da mulher e nos conscientizar de como devemos nos portar na sociedade”.

Por fim, Elizete Regina de Lima, moradora de São Bento disse que foi “maravilhoso estar aqui hoje, as profissionais aqui do CRAS são ótimas. Acho que devemos ir à luta, por nós mesmas que somos mulheres e sermos dependentes de nós mesmas”.

CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. O CRAS tem como público prioritário em suas ações os beneficiários de programas de assistência social, como por exemplo, o Bolsa Família ou ainda famílias em situação de vulnerabilidade social, devido à fragilização dos vínculos familiares ou com a comunidade.

Skip to content