Encerrou, dia 07, a II Conferência de Políticas para as Mulheres de São Francisco do Conde

II Conferência de Políticas para as Mulheres de São Francisco do Conde 2

Na última sexta-feira, 07, a Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES, de São Francisco do Conde, finalizou as atividades da II Conferência de Políticas para as Mulheres do município. Durante o encontro, na Câmara de Vereadores, foram discutidas propostas a serem levadas para Conferência Estadual e, também, escolhidas as delegadas que representarão o município na mesma.

Confira as propostas apresentadas pelos Grupos de Trabalho e aprovadas pelo público:

Grupo I

1º Alterar a lei do PAS a fim de que os beneficiários sejam condicionados a concluírem o Ensino Fundamental I ou II, exceto os casos excepcionais.

2º Criação de equipamentos de apoio e acompanhamento para usuários de drogas e suas famílias.

II Conferência de Políticas para as Mulheres de São Francisco do Conde 1Grupo II

1º Efetivação do compromisso do pacto federativo e enfrentamento à violência doméstica contra a mulher.

– Implantação do Centro de Referência e Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica em conjunto com a criação da Casa Abrigo.

2º Implantação do Centro de Economia Solidária.

*Indicação (cultivo de capim vetiver e ostras – cooperativa).

3º Políticas de saúde para mulher marisqueira.

Grupo III

1º Igualdade de participação na política partidária e no pleito eleitoral.

2º Igualdade no processo seletivo e concurso público para mulheres em diversas áreas.

3º Programa de qualificação voltado para mulheres na área industrial e construção civil.

II Conferência de Políticas para as Mulheres de São Francisco do Conde 3Grupo IV

1º Criação de um órgão voltado para mulheres no âmbito nacional para realização de cursos profissionalizantes que fomentem e organizem cooperativas, assim como a criação de creches para os filhos dessas mulheres. Que o Governo possa criar um fundo destinado para esse fim.

2º Que o estudo da questão de gênero possa ser abordado nas escolas públicas e privadas a partir do Ensino Fundamental I.

3º Criação de políticas que garantam a oportunidade para mulheres na área da construção civil.

Ao final do encontro foram votadas as delegadas e suplentes que representarão o município na Conferência Estadual:

Ana Bispo – representando a Associação Flor de Lotus (titular);

Lana Adriely de Jesus – representando os estudantes universitários e mulheres jovens (titular);

Maria da Glória de Sá Barreto (suplente);

Elizabete Ramos (suplente).