Gestantes e acompanhantes conheceram a Ala Obstétrica do Hospital Célia Almeida Lima
22/02/2019 SaúdeDesde a entrega da nova Ala Obstétrica do Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), vem contribuindo para uma gestação e parto mais seguros e humanizados, por meio de um relevante trabalho na vinculação das gestantes.
O objetivo da vinculação é apoiar a mulher, dando a ela e sua família mais segurança e acolhimento. Isso é possível através das ações de assistência e acompanhamento. Durante o encontro da vinculação, a equipe do hospital se apresenta e explica a função de cada um e também a função do acompanhante e como ele pode ajudar.
As gestantes que participam da vinculação e seus acompanhantes são encaminhados pela Unidade de Saúde da Família de referência ao hospital para conhecer a estrutura física, a equipe, receber informações, bem como esclarecer dúvidas.
“A vinculação das gestantes à unidade de saúde onde o seu parto será realizado é a Rede Cegonha se fortalecendo em São Francisco do Conde e mudando a história! A vinculação está prevista em lei e é uma das diretrizes da Rede Cegonha. No encontro, as gestantes conhecem qual a porta de entrada: a equipe que vai atendê-la, a unidade onde ficará alojada, saberá que seu bebê sairá vacinado, registrado e com a primeira consulta marcada”, explicou a secretária da Saúde, Eleuzina Falcão.
A ação visa o enfrentamento das mortalidades infantil e materna e coloca-se como uma das prioridades da política pública de saúde em todas as instâncias de gestão e assistência.
A vinculação é possível através do trabalho da Rede Cegonha, que tem como princípios: o respeito, a proteção e os direitos humanos. São objetivos da Rede Cegonha: fomentar a implementação de novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança; além de organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil com acolhimento e resolutividade; com vistas a reduzir as mortalidades materna e infantil.