Ilha de Cajaíba recebeu evento de Airsoft e reuniu aproximadamente 295 operadores deste esporte

No final de semana, a Prefeitura apoiou um encontro de praticantes de Airsoft, incluindo atletas operadores do município, cidades circunvizinhas e demais cidades baianas e estados brasileiros, consolidando São Francisco do Conde como um cenário promissor para essa prática.

No último domingo (25), a Ilha de Cajaíba, que já foi cenário de novela de horário nobre nacional, foi palco de um encontro de praticantes de Airsoft, incluindo adeptos do município, cidades circunvizinhas, outras cidades baianas e os estados de: São Paulo, Sergipe, Amazonas, Amapá e Pernambuco. O evento consolidou São Francisco do Conde como um cenário promissor para a prática desse esporte, uma vez que a região é cercada por uma vegetação de mata fechada e montanhosa, além de possuir construções em vários pontos da ilha, o que propicia o planejamento estratégico das equipes.

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo (SECULT), Esportes e Juventude (SEJUV), Saúde (SESAU) e Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLANDEC), apoiou o evento como forma de incentivar a popularização dessa modalidade, promovendo o turismo esportivo e estimulando a realização de novas iniciativas no município.

Esse tipo de evento fomenta o turismo, além de vislumbrar a importância de um grande evento em ascensão. A “Operação Ghost Recon Breakpoint Rescue” aconteceu entre os dias 24 e 25 de maio e movimentou o comércio local de bares e restaurantes em torno do Mercado Cultural na noite de sábado (24), quando ocorreu a recepção das equipes, e no domingo (25), com as embarcações que atravessaram os atletas à ilha. O evento contou com a participação de 296 atletas (operadores).

O Airsoft tem atraído muitas pessoas, especialmente quem é apaixonado por armas e táticas militares, mas existem algumas restrições normalizadas e legalizadas para garantir a segurança de seus praticantes e de pessoas que estejam em seu entorno, tais como:

* Para o transporte dos equipamentos de Airsoft, de acordo com a Portaria 002, está previsto que as armas de Airsoft não devem ser transportadas de forma ostensiva;

* Está previsto em lei que os equipamentos sejam transportados no porta-malas do veículo, portando nota fiscal e ponta laranja ou vermelha, sempre dentro da sua caixa original ou em bolsas apropriadas;

* É proibida a comercialização de armas de Airsoft para menores de 18 anos. Os adolescentes acima dos 14 anos poderão praticar em stand de tiros ou campos fechados, desde que estejam acompanhados pelos responsáveis e com a devida autorização dos mesmos.

O evento foi considerado histórico e inédito na cidade. Além das operações simuladas de Airsoft, o público teve à disposição exposições de equipamentos táticos, praça de alimentação, sorteios e shows ao vivo que animaram o público no fim da tarde de sábado.

De acordo com o organizador do evento, membro da equipe CEDAM de São Francisco do Conde e Candeias, Moacir Rodrigues da Silva Junior, o evento superou todas as expectativas de público. “O apoio da Prefeitura de São Francisco do Conde, através das suas secretarias, foi de muita importância para o acontecimento do nosso evento na Ilha de Cajaíba […] o suporte superou nossas expectativas. Deixamos aqui nosso agradecimento para toda equipe e admiração. Deus abençoe grandemente a vida de vocês.”

A expectativa é que, com o sucesso deste ano, a operação cresça ainda mais e se consolide no calendário de grandes eventos de turismo esportivo de São Francisco do Conde.

Skip to content