Na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde são formados pelo PROERD
28/11/2017 Cultura , Educação , NotíciasHoje (28), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, foram formados 345 alunos matriculados no Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD 2017. No currículo, uma formação que promove a valorização da vida, alertando crianças e jovens quanto a necessidade de se manterem distantes das drogas e da violência.
Segundo o secretário Marivado do Amaral, “o PROERD é uma louvável iniciativa da Polícia Militar que humaniza a relação da PM com a sociedade, a partir das crianças no ambiente escolar. O que estamos vendo aqui são 345 crianças franciscanas que aprenderam nas suas escolas o quanto é importante se afastar das drogas, valorizar a família, a amizade, e dizer não à violência. Parabenizo todos os nossos estudantes franciscanos e famílias, o governador Rui Costa por apostar nesta estratégia, ao prefeito Evandro Almeida por apoiar o desenvolvimento do projeto no município e a Polícia Militar por executar tão valioso programa”.
Os recém-diplomados são estudantes do 5° ao 7°ano, oriundos das escolas Frei Eliseu Eismann, Iromar Nogueira, Centro de Ensino e Aperfeiçoamento do Saber – CEAS, Centro Educacional Joaquim Alves Cruz Rios, Instituto Municipal Luiz Viana Neto e Centro Educacional Claudionor Batista –CECBA. O Programa Educacional de Resistência às Drogas, que cumpre um papel fundamental na formação cidadã, é realizado no município pela PM, através da 10a Companhia da Polícia Militar da Bahia em parceria com a Secretaria Municipal da Educação – SEDUC.
O PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse
Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O programa foi implantado no Brasil em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Adotado em todo o país desde 2002, conta com três currículos, os quais são voltados para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; além do 5° e 7º anos do Ensino Fundamental; e para pais e responsáveis.