No domingo (03), equipe de fiscalização realizou novas ações no município

No último domingo, 03 de maio, a equipe de Fiscalização – formada pelos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU – Vigilância em Saúde e Diretoria de Atenção Básica) e da Secretaria Municipal de Serviços, Conservação e Ordem Pública (SESCOP – Defesa Civil e Fiscalização Integrada) – realizaram mais uma atividade de fiscalização e ronda no Centro, Fazenda Macaco, Baixa Fria, Dom João, Monte Recôncavo, Vencimento, Madruga, Paramirim, Coroado, Caípe de Baixo, Caípe de Cima, Santo Estevão, Campinas, Nova São Francisco, Gurugé, Babilônia e São Bento.

A ação de fiscalização não teve o apoio da guarnição da polícia em ambos os turnos. Contudo, foi possível realizar algumas abordagens de cunho educativo, no intuito de prevenir a proliferação do COVID-19.

Pela manhã, observou-se uma quantidade expressiva de transeuntes sem uso de máscaras e aglomerados de pessoas em frente a residências.

No Centro, havia duas igrejas em funcionamento, onde verificou-se a presença de idosos e fiéis sem máscaras que recebiam a hóstia sem higienização prévia das mãos. Assim, ocorreu a orientação aos membros da instituição religiosa quanto às práticas adequadas para evitar a disseminação de COVID-19.

No bairro de Fazenda Macaco, por volta das 10h, verificou-se aglomeração de pessoas em ponto de ônibus e indivíduos sem máscaras.

Em Dom João, foram encontrados três bares abertos, mas sem consumidores. Esses foram instruídos quanto as práticas para prevenção da doença, tendo como base os decretos municipais e as instruções do Ministério da Saúde.

No Monte Recôncavo, houve ação educativa em farmácia e instituição religiosa. Nesse bairro também havia pessoas em frente as residências e nas ruas sem máscaras.

Já no Vencimento, havia indivíduos sem máscaras e aglomerações de pessoas nas proximidades de bares e em alguns comércios.

No Madruga, havia ruas repletas de pessoas sem máscaras.

Já em Paramirim, observou-se aglomerações geradas pelo óbito de um morador. Diante disso, foram transmitidas algumas recomendações de segurança.

No Coroado, os técnicos observaram vários grupos sem máscaras em frente as residências e bares. Caípe de Baixo eCaípe de Cima apresentaram situações semelhantes.

Em Santo Estevão, foi apurada uma denúncia e a equipe encontrou vários bares abertos e muitos munícipes na rua.

Na Baixa Fria, a equipe encontrou também ruas cheias e com aglomerações de pessoas sem máscaras. Além de um restaurante em funcionamento.

No Gurugé, também verificou-se um bar cheio e aglomeração de pessoas em diversos pontos.

Já em Pitangueira, Nova São Francisco e Babilônia havia bares e ruas repletas de pessoas.

Campinas e São Bento apresentaram todas as transgressões citadas de outros bairros. Entretanto, a quantidade de pessoas em bares e nas ruas sem máscaras foram as mais expressivas. Ambos os bairros têm casos confirmados da doença. Sendo locais que demandam maior fiscalização. Observou-se também muitos consumidores de bebidas alcoólicas no Cais.

A proprietária do estabelecimento foi orientada quanto às determinações dos decretos e necessidade de encerramento das atividades.

Ademais, alguns bairros possuem campos de futebol aberto.