Professores foram homenageados com palestra do Doutor César Nunes, em São Francisco do Conde
17/10/2016 Educação , Notícias , Sem categoriaO Dia do Professor, que é celebrado em 15 de outubro, foi comemorado em São Francisco do Conde com uma palestra do professor Dr. César Nunes, na manhã desta sexta-feira (14), com o tema O professor faz a diferença: novos sujeitos, novas tendências e novos territórios, na Câmara de Vereadores do município. Na mesa solene do evento estiveram presentes a secretaria da Educação – Ana Christina Oliveira, a subsecretária – Ússula Flávia e a coordenadora do Sistema Aprende Brasil da Positivo no Nordeste – Maria Cristina Rodrigues.
“Estamos hoje aqui para homenagear esses grandes profissionais que são vocês professores. Vocês merecem todo nosso respeito. O professor é o descobridor de talentos, aquele que transforma a realidade, que ilumina vidas e faz um trabalho muito bonito, um trabalho árduo. Agradeço pela oportunidade que a secretaria me deu de estar nesse momento de homenagem”, declarou a coordenadora do Sistema Aprende Brasil da Positivo no Nordeste – Maria Cristina Rodrigues.
“Vocês são fundamentais na nossa trajetória da educação do município. Por isso, quero agradecer a cada um de vocês que junto com a editora Positivo e a equipe da Secretaria da Educação fizeram a gente acreditar que é possível mudar os rumos da educação na nossa cidade. Agradeço pela contribuição e dedicação de cada um. Parabéns pelo dia de vocês”, enfatizou a subsecretária – Ússula Flávia.
Após a abertura solene do evento, os professores ficaram maravilhados com a palestra do professor César Nunes que, ao final, foi aplaudido de pé pelo auditório lotado da Câmara de Vereadores. O educador trouxe na palestra as suas vivências, desde a infância até o momento acadêmico, e procurou alertar os professores para a necessidade do cuidado na hora de acolher e ensinar os alunos em sala de aula.
“A minha primeira professora, Dona Cotinha, me acolheu com todo amor. Por outro lado, tive um professor no quarto ano da escola que me chamava de burro e lesma e isso me marcou muito. Tive que fazer anos de terapia para superar esse trauma. Por isso, vocês, professores, procurem ver o que vocês passam para seus alunos porque a forma como vocês tratam eles vai refletir no futuro dessas crianças e jovens”, destacou Nunes.
“Nós poderíamos ter feito uma festa com dança, diversão para vocês, mas, talvez, não fôssemos ganhar a emoção que estamos tendo hoje aqui. A primeira vez que eu vi uma palestra do professor César eu disse que ele precisava vir para São Francisco trazer suas experiências e vivências. Eu acredito que em muitos momentos da sua fala nós nos vimos nela, porque é o que a gente vive. Eu acho que São Francisco do Conde precisava ouvir essa história, de uma pessoa que tem vivência em educação, que tem amor, tem experiência, sabe o que faz e precisava dizer a gente que no caminho existem opções e a gente só precisa de verdade optar por fazer diferente, por ser agente dessa transformação”, disse a secretaria da Educação – Ana Christina Oliveira.
Professor César Nunes é licenciado em Filosofia, concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas em 1996 e defendeu a Livre Docência em 2006. É Professor Titular da Faculdade de Educação, na área de Filosofia e Educação, e atua nas linhas de Pesquisa Política, Ética e Educação, e, Epistemologia e Teorias da Educação. Publicou 32 artigos em periódicos especializados e 237 trabalhos em anais de eventos. Possui 19 capítulos de livros e 31 livros publicados. Participou de 214 eventos no Brasil e 17 eventos no exterior. Atua na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, destacando-se por estudos e pesquisa na área de Formação de Professores, Política Educacional, Sexualidade e Educação. É o Coordenador Geral (Líder) do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDEIA e Presidente Nacional da ABRADES. Finalizou 9 trabalhos de pesquisa e supervisionou 13 estudos de Pós Doutorado. Nunes é um dos mais destacados palestrantes e conferencista em Educação no Brasil.
O evento foi uma realização da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) em parceria com a Editora Positivo.