Representantes da SEDESE participam do XXI Encontro Regional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS)
30/04/2019 Desenvolvimento Social , NotíciasO município de São Francisco do Conde está sendo representado por profissionais que compõe a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), no XXI Encontro Regional Nordeste do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), com o tema: “Os desafios da proteção socioassistencial em contexto de restrição fiscal”. O evento, que teve incio no dia 29 de abril, segue até esta terça-feira (30), em São Luís – Maranhão.
O Secretário de Desenvolvimento Social e Esportes, Aloísio Oliveira de Souza, participa do evento acompanhado da superintendente de Promoção Social e Combate à Pobreza, Daoana Sales e demais técnicos da assistencial social do município.
O objetivo da equipe em participar do evento é o de colaborar para a promoção de avanços nos serviços de assistência social no município, garantindo, assim, os direitos de inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade social, reduzindo o impacto das desigualdades sociais.
Anualmente são realizados cinco encontros regionais e um nacional, onde são abordadas várias temáticas inerentes ao SUAS, através de oficinas de capacitações para os gestores e trabalhadores do sistema.
Para o secretário, a participação no evento tem um valor imensurável. “É muito importante estarmos conectados, o encontro, pelo fato de ser regional, abrange uma troca de experiências entre as demais cidades que compõem a região nordeste, formando assim a Rede SUAS. A participação de servidores da assistência em temáticas atualizadas e em cursos de aprimoramento, são fatores determinantes para qualificar as práticas e acesso de direitos aos usuários”.
O que é o CONGEMAS?
O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) é uma associação civil, que tem entre as finalidades: Defender a Assistência Social como Política de Seguridade, conforme os princípios constitucionais e as diretrizes da LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social); Assegurar a perspectiva municipalista da Assistência Social, buscando o atendimento e a efetivação de uma rede de serviços adequada às características regionais e locais através de um processo que garanta recursos financeiros das três esferas de governo aos municípios; Participar da formulação da Política Nacional de Assistência Social, acompanhando a sua concretização nos Planos, Programas e Projetos.