Saúde promoveu capacitação para enfermeiros e técnicos sobre tratamento de feridas
22/02/2019 SaúdeSaúde promoveu capacitação para enfermeiros e técnicos sobre tratamento de feridas
No dia 21 de fevereiro de 2019, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, de São Francisco do Conde, capacitou enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atuam nas 16 Unidades de Saúde da Família – USF do município, sobre o uso de curativos especiais em pacientes com diferentes tipos de feridas. A capacitação aconteceu na Escola Arlete Magalhães (antigo CEJAL) e foi promovida pela enfermeira da TECMED (empresa de curativos especiais), Sônia Mota.
O curativo especial pode ser usado para prevenção e como tratamento de feridas que interferem na qualidade de vida das pessoas. Durante o curso foram feitas orientações sobre como usar o curativo especial e em que casos ele é indicado ou não. Os profissionais tiraram dúvidas e levaram contribuições por meio de suas experiências.
“O acompanhamento desses pacientes é fundamental, pois há um investimento do município na compra desse material, que não é comum em todos os municípios, principalmente na Atenção Básica, e precisamos desse retorno na evolução dos casos. Vamos realizar outros momentos como esse de capacitação e ir às unidades de saúde, tirando dúvidas dos profissionais, pois o intuito é único: ofertar o melhor cuidado possível ao paciente com feridas”, declarou o diretor da Atenção Básica em Saúde do município, José Raimundo Nogueira.
“O município está em processo de implementação da comissão técnica de feridas, que terá como um dos objetivos apoiar vocês, profissionais, no cuidado aos usuários com feridas complexas, além de matriciar as equipes quanto aos tipos de curativos e seu uso, avaliar e monitorar a evolução das feridas, apoiar as equipes no dimensionamento dos pedidos de curativo, apoiar o profissional na escolha do plano de cuidado, entre outros”, explicou Fernanda Alves, coordenadora da Atenção Básica em São Francisco do Conde.
No dia 28 de março, os profissionais voltam a se reunir para discutir os cuidados com feridas infectadas.