SEDUC e Projeto A Tarde Educação apresentam os trabalhos realizados em sala de aula durante o ano
04/12/2015 Educação , NotíciasSão Francisco do Conde é uma das cidades parceiras do Jornal A Tarde, no Projeto A Tarde Educação, que vai a 30 escolas do estado incentivar alunos e professores a utilizar o conteúdo jornalístico na aprendizagem, contemplando alunos do 1° ano ao 9° ano, compreendendo ensino fundamental I, fundamental II e EJA (Educação de Jovens e Adultos)
“Esse é um programa de Educomunicação que já existe há 19 anos e foi premiado internacionalmente. Ele vem com uma proposta de trazer o incentivo das mídias na escola. É um programa que incentiva a formação de leitores críticos e de escritores. A ideia é levar os aportes de comunicação aos espaços escolares, fazendo com que eles se tornem usuários diários desses meios, mas não deixem de lado sua criatividade e criticidade, visando a formação de pessoas mais antenadas”, explicou a coordenadora de projeto A Tarde Educação, Georgia Oliveira.
O evento contou com diversas expressões artísticas como: música, recital de poesias, tirinhas, paródias e a distribuição de jornalzinho produzido nas escolas do município. O jornal A Tarde também premiou o aluno Cláudio Barreto, de 09 anos, do Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho – CEJAL. Ele ganhou o Concurso Jovem Jornalista do A Tarde.
“Aqui em São Francisco do Conde a gente já tem uma parceira de 04 anos, sendo que nesse ano de 2015, foi a parceria mais forte que a gente já teve. Foi o ano que a gente conseguiu ter a funcionalidade de aproximação latente nas escolas com maior participação dos professores. A culminância disso é que dois estudantes daqui já estão classificados em nosso concurso cultural”, destacou Georgia Oliveira.
“A necessidade do projeto surgiu a partir da deficiência que percebemos na questão da leitura e da escrita. Eles trazem a proposta no sentido do jornal não ser um recurso meramente informativo, ele é um incentivo a leitura e a escrita. Essa proposta entrou em consonância com a proposta do município: “Semeado Leitores” e a preocupação que a Secretaria tem tido em elevar os índices de educação, nesse contexto o A Tarde veio colaborar e contribuir com esse avanço”, explicou Vanise Souza, gerente Educacional do Ensino Fundamental I.
Os professores e coordenadores das escolas contempladas passaram a manhã dando seus relatos e mostrando imagens e vídeos de como o projeto tem sido uma experiência exitosa. Também foram apresentadas as produções dos alunos.
Entre as escolas participantes estavam o CEJAL, Instituto Luiz Viana Neto, Juvenal Eugênio de Queiroz, Escola Iromar Nogueira, Escola Rural do Gurujé, entre outras unidades escolares.