SFC contra o coronavírus: Unidades de Saúde da Família trabalham com mudança no fluxo de atendimento

Em São Francisco do Conde, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU vem promovendo uma série de ajustes no fluxo de atendimento aos pacientes dos serviços da rede municipal de saúde, para enfrentar o novo coronavírus (Covid–19) e proteger a saúde da população.

As 16 Unidades de Saúde da Família – USF do município passaram a adotar uma nova organização de atendimento para pacientes que buscam o serviço com sintomas de síndromes gripais, ou seja: febre associada à tosse, dor de garganta ou dificuldade respiratória. Esses pacientes serão encaminhados para um ambiente de isolamento, evitando a circulação e contágio local de outros pacientes. Além disso, todos os protocolos de segurança são adotados durante o atendimento.

Depois de receberem os primeiros cuidados dos profissionais de saúde, esses pacientes que apresentarem sintomas graves ou que atenderem ao grupo de risco, serão encaminhados para a rede hospitalar, caso necessário. Já os pacientes com sintomas leves, receberão os cuidados necessários e orientações sobre como fazer o isolamento domiciliar. Se os familiares desses pacientes desenvolverem sintomas, também deverão procurar atendimento médico. Mesmo em isolamento domiciliar, os pacientes são monitorados por equipes da Vigilância Epidemiológica em Saúde.

FICAR EM CASA É A MEDIDA MAIS EFICAZ CONTRA O CORONAVÍRUS!

O isolamento social é a medida mais eficiente contra o novo coronavírus. Nesse momento, as ações coletivas são ainda mais importantes. É através desse isolamento que as autoridades de saúde podem rastrear a circulação do vírus e tratar os pacientes de forma efetiva, evitando novos contágios. Por isso, é importante a colaboração de cada um, ficando em casa, para o combate à COVID-19.

Já o isolamento domiciliar de pacientes sintomáticos é a principal medida de redução da transmissão do vírus, além do isolamento das demais pessoas do domicílio.

O isolamento seletivo de casos suspeitos e seus contatos próximos (familiares) é a medida mais eficaz, até o momento, para reduzir a propagação da doença.