Unidade de Saúde da Família de Santo Estevão promoveu atendimentos voltados à saúde da mulher

Nesta quinta-feira, 25, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, através de ações da Unidade de Saúde da Família de Santo Estevão, em São Francisco do Conde, promoveu atendimentos voltados à saúde da mulher.

No bairro, o público feminino lotou a USF em busca de atendimento.  Foram agendadas 23 mulheres para participar da ação. Elas ainda ganharam um sabonete como brinde e incentivo ao autocuidado.

Na Unidade foram realizados exames preventivos ginecológicos, palestra sobre Hepatites virais e doenças sexualmente transmissíveis, bem como a realização de testes rápidos que detectam sífilis, hepatites B e C e HIV/AIDS.

O Papanicolau é um exame que deve estar no topo da lista de prioridades de todas as mulheres, principalmente as sexualmente ativas. Estudos apontam que o teste pode detectar até câncer de ovário e câncer de endométrio, além de câncer de colo do útero e outras doenças.

Também chamado de Citologia, o exame é poderoso e ao mesmo tempo simples – consiste na coleta de material do colo do útero. De acordo com um estudo publicado na edição online do British Medical Journal (BMJ), a taxa de sobrevivência de mulheres com câncer de colo do útero detectado pelo exame chega a 92%, enquanto aquelas que são diagnosticadas apenas pelos sintomas apresentam uma taxa de sobrevivência de 66%.

HPV

O exame pode detectar a presença de anormalidades nas células do colo ou da vagina que são causadas pelo HPV. Se isso acontecer, o médico irá indicar exames complementares.

Mulheres virgens também podem fazer o exame?

Sim, as mulheres virgens também podem realizar o exame de Papanicolau, com indicação do médico ginecologista. A coleta do material, neste caso, é feita por meio da utilização de espéculo próprio para mulheres virgens, com o auxílio de uma espécie de ‘cotonete’, sem prejuízo para a paciente, nem risco de ruptura do hímen.


Skip to content