Vacinação casa a casa: 60% dos idosos já foram imunizados contra a gripe, em São Francisco do Conde

Em 2020, a Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, está realizando a vacinação dos idosos contra a gripe no esquema casa a casa. A estratégia tem tido êxito e 60% dos idosos já estão vacinados. Somando os idosos e  profissionais de saúde, que também são público-alvo desta fase da campanha, foram imunizadas mais de 1.880 pessoas.

O objetivo da estratégia adotada em São Francisco do Conde é evitar aglomerações nas Unidades de Saúde da Família e proteger essas pessoas do coronavírus (COVID-19).

A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19. Além disso, os estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos.

SARAMPO – paralelo a Campanha contra Influenza, o município também estará realizando a Vacinação contra o Sarampo, dessa vez será para todo o público de 20 a 49 anos de forma indiscriminada, ou seja, todos que estiverem nessa faixa etária, independente de já ter tomado uma ou duas doses da vacina, deverão ser novamente vacinados.