Aniversário do PAS é marcado por muita emoção e alegria
08/05/2014 Desenvolvimento Social , Notícias , PAS , Sem categoriaEmoção é a palavra que define a manhã desta quinta-feira, 08 de maio, na Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde. Isso porque o auditório esteve lotado de munícipes e autoridades, todos comovidos pelo aniversário de cinco anos do Programa de Acolhimento Social – PAS. Este que é o maior programa de complementação de renda do Brasil e beneficia, atualmente, cerca de 5.000 famílias sanfranciscanas.
“Quando o justo governa o povo se alegra. Só tenho a agradecer a transformação que o PAS fez na minha vida e de minha família. Ele veio para mudar a história das famílias carentes de São Francisco do Conde”, declarou Agnaldo Santos, casado com Ana Paula Santos, beneficiária do programa.
O evento em comemoração ao aniversário do PAS apresentou também o resultado do concurso de Redação e Poesia, promovido pela equipe socioeducativa do PAS, nas escolas da rede municipal, com os alunos filhos dos beneficiários do programa. Ao todo 10 estudantes foram premiados com um tablete pelo bom desempenho nos textos. Confira a lista com os nomes dos vencedores.
Além disso, o público presente pôde conferir a bela apresentação de samba da cantora sanfranciscana Izabel Nogueira, juntamente com o grupo de idosos do Centro de Convivência do Idoso – CCI. Ainda houve a apresentação de dança do Balé Elite, do grupo teatral “Em Foco”, do bairro do Caípe, e uma homenagem ao Dia das Mães, com a distribuição de rosas.
Na mesa solene do evento estavam a prefeita Rilza Valentim; o vice-prefeito Evandro Almeida; a vereadora Arlete Medeiros; a ex-secretária de Desenvolvimento Social Vera Lúcia; a coordenadora do PAS, Olga Fernandes, e a estudante de letras da UFBA, Roseane Medeiros, que ajudou a corrigir as redações do concurso.
Emocionada Rilza contou a história de criação do programa e homenageou seu pai, Enoque Valentim, grande incentivador do projeto: “Meu pai quando vivo me disse: ‘esse é um município rico, não deixe que nenhuma criança dessa cidade passe fome’. E isso me serviu de motivação para que eu buscasse mudar a história do meu povo. A data de criação do PAS, dia 08 de maio, foi uma homenagem à data em que meu pai faleceu e, por isso, hoje é um dia de alegria, pelo PAS, e saudade do meu pai”, declarou a prefeita emocionada.
“O PAS trouxe dignidade para nosso povo, liberdade; devolveu respeito e deu independência e oportunidades aos sanfranciscanos”, destacou a vereadora Arlete Medeiros. Para a ex-secretária de Desenvolvimento Social, que acompanhou e participou do processo de criação do programa: “o PAS trouxe qualidade de vida para o povo de São Francisco do Conde”. Já Olga Fernandes, coordenadora do PAS, comunga do mesmo pensamento, “Esse projeto é muito importante na vida dos sanfranciscanos, mudou a vida dessas famílias”.
O PAS tem entre seus objetivos complementar a renda familiar, fazendo com que os cidadãos de São Francisco do Conde tenham suas necessidades básicas supridas; além de reduzir o número de crianças de rua, no município, e garantir a permanência e o bom desempenho dos adolescentes na rede escolar. O dia 08 de maio de 2009 marcou o inicio do PAS, na data foram distribuídos os primeiros 500 cartões do benefício.
A Lei Municipal nº 216/2011, de 26 de julho de 2011, é aprovada em substituição a Lei Municipal nº 078, de 15 de janeiro de 2009 – com a alteração dessa lei, cerca de 700 novas famílias passam a apresentar o perfil descrito para inclusão no programa, devido aos aspetos de seletividade conferidos a lei anterior.
O PAS inscreve toda semana novos beneficiários. Os interessados devem primeiramente comparecer a sede do PAS, das 08h às 12h, na segunda, quarta, quinta ou sexta-feira para retirar uma ficha para o atendimento social.
Documentos necessários para inscrição:
– Certidão de Nascimento e/ou Identidade dos filhos menores;
– RG, CPF, Carteira de Trabalho, Contracheque, Número do PIS e Título de Eleitor de todos os membros da família;
– Comprovante de Residência atual (2014) e do ano de 2009 ou anterior;
– Comprovante de Matrícula Escolar dos dependentes entre 04 e 16 anos;
– Cartão do SUS;
– Cartão Bolsa Família.
Mais informações com o PAS: (71) 3651-8138/ 8148.