Evento pioneiro de capacitação em políticas públicas acontecerá em São Francisco do Conde
16/09/2014 Administração , Governo , Notícias , Sem categoriaSão Francisco do Conde foi escolhido de forma pioneira pela Rede de Controle da Gestão Pública para sediar uma Capacitação de Conselheiros Municipais, nos dias 17 e 18 de setembro, a partir das 08h. O município foi selecionado pela organização, tendo em vista que em gestões passadas a cidade sofreu denúncias relativas ao mau uso de recursos públicos. O objetivo é capacitar os agentes públicos, para que estes possam fiscalizar e acompanhar a gestão, diagnosticar e combater a corrupção, além de incentivar e fortalecer o controle social, dentre outros temas afins.
Os públicos-alvo são agentes públicos, representantes da sociedade civil, conselheiros municipais e cidadãos. O evento começa no dia 17, quando haverá uma solenidade de abertura para autoridades e cidadãos do município, na Câmara Municipal de Vereadores. Na mesa estarão presentes o prefeito Evandro Almeida, juntamente com o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas, o Chefe da Controladoria Geral da União, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, representantes do Ministério Público, como o Promotor de Justiça e Procurador Geral, junto com o presidente Tribunal de Contas do Estado (TCE), o superintendente da Polícia Federal, além da Auditoria Geral do Estado, entre outros órgãos.
“Para nossa cidade, sediar um evento como esse é motivo de grande orgulho. Mudamos a história de São Francisco do Conde nos últimos cinco anos com um trabalho voltado para o bem do povo. Essa capacitação vai qualificar e dar subsídio aos conselheiros para atuarem de maneira mais eficaz, ajudando-nos a melhorar o nosso trabalho”, afirmou o prefeito do município, Evandro Almeida.
Já no dia 18, a capacitação é voltada para lideranças da sociedade civil e membros dos conselhos municipais de Saúde, Assistência Social, FUNDEB e PNAE, onde vão ser discutidos temas como: Políticas Públicas, Controle Social e Cidadania. Confira a programação completa.
A Rede de Controle da Gestão Pública, criada em 2009, é um espaço colegiado composto de diversos órgãos públicos que visa aprimorar a efetividade da função de controle do Estado sobre a gestão pública. A Rede atua nos âmbitos federal, estadual e municipal. Na Bahia é composta pelos seguintes órgãos/ instituições: Advocacia-Geral da União; Auditoria-Geral do Estado da Bahia; Caixa Econômica Federal; Controladoria-Geral da União; Ministério Público do Estado da Bahia; Ministério Público Federal; Polícia Federal; Procuradoria Geral do Estado da Bahia; Tribunal de Contas do Estado da Bahia; Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia; Tribunal de Contas da União e Receita Federal da Bahia.