Santo Estevão foi palco da tradicional Regata de Canoas
12/12/2016 Notícias , Sem categoriaUma das paisagens mais idílicas de São Francisco do Conde foi palco de uma regata no último domingo, dia 11 de dezembro. O evento aconteceu na comunidade de Santo Estevão, cartão postal do município, que serviu de linha de chegada para os competidores da Regata de Canoas. Enquanto esperavam as embarcações movidas a velas, os visitantes e moradores aproveitaram o dia ouvindo música e tomando banho no mar, mas quando as embarcações começaram a se aproximar, a torcida se animou e vibrou junto com os vencedores.
Com tradição de 105 anos, a regata contou com a participação de canoas, vindas de localidades variadas, entre elas: Ilha de Maré, Paramana e Ponta de Nossa Senhora (Salvador); Caboto (Candeias); Acupe (Santo Amaro); Bom Jesus dos Pobres (Saubara) e Maria Guarda (Madre de Deus). A competição reune cerca de 200 a 250 competidores com 25 canoas.
Estiveram presentes no evento o prefeito Evandro Almeida, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Amarildo Guedes, de Habitação e Regularização Fundiária, Antônio Calmon e outras autoridades.
A largada foi dada em Bom Jesus dos Passos (Salvador) em direção a Santo Estevão (São Francisco do Conde). Os vencedores receberam um troféu e premiações em dinheiro.
O organizador do evento, Aldary de Jesus Santos, está a frente da Regata no bairro a cerca de 10 anos. “Esse é o maior evento da comunidade de Santo Estevão e mesmo sem bandas ou grandes atrações as pessoas vem por causa da regata. Hoje, temos aqui mais de duas mil pessoas só pra assistir o evento ”, declarou.
Aldary explicou que as embarcações acomodam entre 5 e 15 pessoas dependendo da categoria e elas são: vela grande, média e pequena e traquete grande, médio e pequeno.
Vela Grande
1º Dara – 2º Morena
Vela Média
1º Flor da Costa – 2º Esperança – 3º Kita
Traquete
1º Tricolor de Aço – 2º A Branca