SAMU faz festa pelos 8 anos de atuação no município
30/08/2017 Desenvolvimento Social , Notícias , Saúde , Sem categoriaEm 29 de agosto de 2009, o município de São Francisco do Conde passou a ter uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. A partir daí, foram muitos momentos a celebrar, como definiu a secretária da Saúde, Eleuzina Falcão. “Temos muito a comemorar nesses 8 anos de atuação do SAMU no município. É um trabalho desenvolvido com amor, dedicação, uma equipe treinada e capacitada, mas, acima de tudo, uma equipe que tem respeito à vida e a Secretaria da Saúde em peso vem comemorar essa data tão importante para todos nós”.
De acordo com a coordenadora do órgão, Ivonete Franco, até o presente momento, 372 foi o número de atendimentos registrados em 2017 pelo serviço. Para esse fato, a secretária Eleuzina Falcão chama a atenção que, por ser regionalizado, o SAMU de São Francisco do Conde também atende as comunidades do entorno, o que significa que os dados não representam apenas as ocorrências locais.
“O SAMU, além de suas ações de intervenção, também realiza um trabalho educativo muito importante e, dentro desse processo de educação, a gente vem orientando a população com relação aos principais riscos. São situações que podem e devem ser evitadas”, sinaliza a gestora. A perspectiva é que, com essas ações educativas, as quais vêm sendo especialmente desenvolvidas nas escolas, o comportamento das pessoas venha a mudar, principalmente de motoristas, motociclistas e também pedestres.
Ao logo do dia, uma série de atividades fez parte das comemorações pelos 8 anos do SAMU, entre as quais: ginástica laboral com Fábio Cidreira; louvor e oração com o diácono Everaldo Bispo; socorristas kids, que se tratou de uma sessão de fotos com crianças vestidas com macacão do SAMU; RCP para leigos, que foi uma orientação para ações de reanimação cardiorrespiratória; palestra sobre “Ética na Assistência: O Passo Para Humanização da Saúde” com Lane Costa; workshop “Suporte de Apoio Vital ao Afogado”, também com Fábio Cidreira; e as demais palestras: “Iniciação ao Protocolo IAM. O que é? Como está? Qual minha função nesse processo?” (com Antônio Rafael), “Emergências Obstétricas para Profissionais do Suporte Básico de Vida” (com Flávio dos Anjos) e “Imobilização em MMSS e MMII no APH – Prática de Bandagem” (com Carlos Barbosa). Para finalizar, Cine Pipoca Socorrista com o filme “Anjos da Vida – Mais Bravos que o Mar”.
A EQUIPE DO SAMU
É formada pela coordenadora operacional, médicos, enfermeiros e condutores de ambulância. Recebem ainda o reforço de técnicas de enfermagem, que atuam na Unidade de Suporte Avançado (USA) e na Unidade de Suporte Básico (USB). O SAMU atende aos mais diversos tipos de ocorrências, como traumas (acidentes), arma branca, arma de fogo, afogamento, problemas cardíacos, insuficiência respiratória, interceptações e transferências inter-hospitalares. Em casos de emergência, o SAMU pode ser contato pelo 192.