Sessão Especial destaca lutas e conscientiza sobre o Autismo

O mês de abril (Abril Azul) é dedicado à Conscientização do Espectro Autista, nesse sentido, aconteceu nesta terça-feira (18/04), uma Sessão Especial em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, no auditório da Escola Arlete Magalhães (Antigo CEJAL – local, onde provisoriamente, estão acontecendo as Sessões da Câmara de Vereadores).

Proposta pela vereadora Lorena Gonçalves, a Sessão reuniu especialistas, profissionais da saúde, familiares e representantes de instituições para debater avanços, bem como ouvir propostas. O objetivo foi unir forças e propor ações que possam melhorar a vida dos portadores do Transtorno de Espectro Autista (TEA).

“Essa Sessão Especial foi planejada com muito amor, respeito e empatia. Muitas pessoas não percebem a importância dessa consciência sobre o autismo. Agradeço a todos os presentes, aos meus colegas vereadores, que também lutam por condições adequadas e igualitárias aos portadores do Transtorno de Espectro Autista, bem como para essas mães guerreiras da nossa cidade. Muitas pessoas ainda precisam conhecer os desafios que os autistas e seus familiares enfrentam todos os dias. Agradeço também ao prefeito Calmon pela sensibilidade e aos secretários municipais pelo trabalho que vem sendo feito. Peço uma salva de palmas aos profissionais do PROAP, que auxiliam e cuidam dessas crianças e seus familiares, assim como a APAE, outra instituição de suma importância nessa luta. Eu tenho certeza que esse momento, o qual eu estou vereadora, ficará para sempre no meu coração”, enfatizou a vereadora Lorena Gonçalves.

O secretário de Governo, Eliezer de Santana, representando o prefeito Antônio Calmon, também destacou a importância do evento.

“É imprescindível difundir informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Aqui, na nossa cidade, muitas ações foram realizadas em prol dessa conscientização, das crianças e seus familiares. O PROAP conta com equipes qualificadas para oferecer todo apoio e cuidado. Hoje, na Sessão, compõem a mesa de abertura especialistas, autoridades, familiares e educadores que endossam a importância do diálogo. Na gestão do nosso prefeito Calmon, muitas conquistas foram alcançadas para garantir a proteção dos direitos das pessoas diagnosticadas com o transtorno espectro autista”.

A secretária da Educação, Ana Lúcia Brito, também enfatizou o trabalho que vem sendo executado com os profissionais na educação, tendo em vista, sobretudo, oferecer todo apoio e estrutura para as pessoas com TEA, assim como os desafios existentes e àqueles que já foram vencidos.

Ademais, representando o Poder Legislativo, o presidente da Câmara, Antônio Santos Lopes (Pantera), também fez uso da palavra.

“Essa Sessão é muito importante, porque, aqui, tivemos a oportunidade de conhecer o dia a dia dessas crianças e seus familiares. Os vereadores estão imbuídos para oferecer uma melhor condição social, aprovando o que for necessário para que vocês tenham autonomia, pois todos nós merecemos ser feliz. Podem contar com a Câmara de Vereadores e também com a gestão do nosso prefeito Antônio Calmon”.

O Dia Mundial do Autismo é celebrado pela Organização das Nações Unidas em 2 de abril. A data foi criada no dia 17 de dezembro de 2007 para a conscientização sobre o transtorno do espectro autista.

O que é o TEA?

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Skip to content