São Francisco do Conde celebra o Dia das Religiões de Matriz Africana com programação cultural e reflexiva no Mercado Cultural
14/05/2025 Destaques , Destaques 2025Nesta terça-feira (13), o Mercado Cultural foi palco de uma importante celebração: o Dia Municipal das Religiões de Matriz Africana. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) em parceria com o Colegiado de Matriz Africana, marcou os 11 anos da Lei Municipal nº 361/2014, que institui a data como reconhecimento e valorização das tradições de matriz africana no município.
A programação teve início às 8h com um café da manhã de acolhimento, seguido de uma roda de conversa com o tema “Legado histórico e ancestralidade da luta e resistência dos povos de matriz africana”, conduzida pelo Prof. Me. Anailton Anjos, superintendente dos Direitos Humanos da SEDES. O espaço foi uma verdadeira imersão em saberes e vivências que reafirmam a resistência e a importância dessas tradições na construção da identidade cultural da cidade.
Durante o encontro, também foram realizadas apresentações culturais, a palestra “Economia Criativa e Sustentabilidade”, com Alva Célia, Mameto Vanju do Terreiro Angurusema Day Nzambi e o tradicional xirê, fortalecendo o elo entre espiritualidade, cultura e comunidade. O encerramento aconteceu ao meio-dia, deixando um sentimento de pertencimento e reflexão entre os participantes.
O evento foi construído de forma colaborativa com o Colegiado de Matriz Africana, que participou ativamente da reunião preparatória realizada no dia 29 de abril. Na ocasião, os representantes apresentaram propostas e discutiram a importância de políticas públicas voltadas para a reparação histórica, o reconhecimento e a valorização das religiões de matriz africana no município.
A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a promoção da igualdade racial, da liberdade de crença e da valorização da ancestralidade afro-brasileira, que é base fundamental da história e da cultura sanfranciscana.