A Prefeitura realiza a Semana Interativa da Matriz Africana

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES, e da Secretaria de Cultura e Turismo – SECULT, em parceria com o Povo de Santo, realiza de 9 a 17 de maio a Semana Interativa da Matriz Africana.

A II Semana Interativa tem como objetivo promover encontros para o compartilhamento de vivências e experiências na comunidade de São Francisco do Conde, com foco no fortalecimento da cultura e na garantia dos direitos fundamentais.

A semana faz referência ao dia 13 de maio, marcado nacionalmente pela Abolição da Escravatura. Portanto, é um ato político discutir, nos dias atuais, as consequências a partir do dia 14 de maio de 1888.

No Município de São Francisco do Conde, desde 2014, conforme a Lei Municipal 361/2014, a data é comemorada como o Dia Municipal das Religiões de Matriz Africana, considerando a importância e a presença histórica das comunidades das Religiões de Matriz Africana no município e em toda a região do Recôncavo baiano, ao mesmo tempo em que provoca uma ressignificação da data.