Dança na Escola é tema de formação da Rede de Parceiros Multiplicadores do Esporte Educacional
12/08/2019 Educação , NotíciasNo sétimo módulo da Rede de Parceiros Multiplicadores do Esporte Educacional, que foi apresentado na formação do dia 08 de agosto, a temática foi Dança na Escola. Há 01 ano presente no município, este projeto é uma iniciativa do Instituto Esporte e Educação, idealizado pela ex-atleta olímpica Ana Moser, que tem realizado formações exclusivas para coordenadores pedagógicos, gestores e professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino.
Aumentar as estratégias e possibilidades de Dança na Escola, visando ampliar as práticas pedagógicas relacionadas ao movimento, não necessariamente em gestos coreográficos, foi o objetivo do encontro. De acordo com Jéssica Vilas Boas, subcoordenadora do instituto, “essa é uma proposta de dança cuja prioridade é o cunho educacional, expandindo o repertório motor da criança, no ser e no conviver”.
Para Raquel Clementino, também subcoordenadora do Instituto Esporte e Educação, é de fundamental importância “desenvolver uma visão mais crítica da dança do que aquelas que as crianças veem na mídia”. Além da exposição teórica e exibição de um vídeo sobre a Dança na Escola, os profissionais envolvidos na formação participaram de uma dinâmica que embasou a criação de atividades voltadas para vivências na escola. Divididos em grupos, os participantes representaram corporalmente oito temas, sorteados previamente.
De acordo com o professor de dança Danilo Ferreira, que faz parte da Gerência de Arte Educação da SEDUC, “está sendo muito interessante a formação porque está em consonância com a ideia de dança trabalhada na Escola de Dança da UFBA e aqui no município, através da gerência e do VoArte: a ideia de dança para todos!”. Ainda segundo ele, “para se ensinar dança não é necessário saber dançar porque a dança é um patrimônio cultural. Uma pessoa corre, abaixa, pula… esses movimentos também fazem parte da dança, que vai além dos códigos culturais”.