Dentistas participaram de um curso sobre Emergências Médicas em Odontologia, oferecido pela ABO

Dentistas das Unidades de Saúde da Família de São Francisco do Conde foram convidados a participar de uma atividade promovida pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO), que realizou, em Salvador, um curso sobre Emergências Médicas em Odontologia, no dia 24 de julho de 2019, na sede da ABO, na Rua Altino Serbeto de Barros, 138 – Pituba.

Através deste curso, os profissionais estarão aptos a intervir, em algumas situações que a vida do paciente possa estar em risco, como princípios de salvamento e manutenção da vida. Para ministrar a palestra foi convidado o Dr. Christiano Queiroz.

O curso teve como objetivo instruir cirurgiões-dentistas a realizarem atendimento em casos de intercorrências médicas durante e após procedimentos odontológicos. Portanto, é importante desenvolver a aptidão para realizar com segurança o Suporte Básico de Vida (SBV) por meio de primeiros socorros, garantindo a ventilação pulmonar e a circulação sanguínea do paciente até que o mesmo receba o socorro médico necessário.

Os profissionais da área da odontologia de São Francisco do Conde tiveram acesso ao curso através uma parceria entre a Coordenação de Saúde Bucal do município e a ABO.

Ao recebermos o convite e avaliarmos o tema, a Coordenação de Saúde Bucal julgou esse curso de suma importância para a vivência clínica em ambiente de Unidade de Saúde da Família – USF, uma vez que os profissionais de saúde bucal também têm que estar aptos para intervir, nas situações que a vida do paciente possa estar em risco. Tivemos um importante aprendizado também sobre medicações e quais são as decisões que podem garantir o suporte de vida do paciente até o atendimento médico.”, revelou Robson Tunes, coordenador de Saúde Bucal do município.


Skip to content