Desfile de 07 de setembro vai homenagear grandes mestres da literatura brasileira e leitores

7de

As comemorações para o dia 07 de setembro, em São Francisco do Conde, prometem ser especiais. A data, que celebra o “grito” da Independência do Brasil em 1822, esse ano vai homenagear os grandes mestres da literatura brasileira e os leitores.

A previsão de início do desfile no município é às 09h, saíndo da Rua Rodolfo Tourinho até a Praça da Independência, onde vão acontecer as solenidades. O tema de 2013 é: “A Educação de São Francisco do Conde diferenciando e semeando leitores”.

Este assunto foi sugerido com base nas oficinas ‘semeando leitores’, que vem sendo realizadas pela Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) desde o início do ano letivo. O desfile busca que cada escola apresente à comunidade a atividade de leitura que vem sendo desenvolvida, com base na temática da Conferência Municipal da Educação, cujo tema foi: “Diferenciar… Gentes, Saberes, Sabores e Fazeres na Educação”, com a proposta do “Projeto Institucional de Leitura: Semeando Leitores: Nos sabores da leitura”.

As escolas que irão participar são: Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Alves Pinho – CEJAL; Instituto Municipal Luis Viana Neto – IMLVN; Centro Educacional Claudionor Batista – CECBA (Monte); Centro Educacional Joaquim Alves Cruz Rios – CEJACR (Pitangueiras) e Centro de Estudo e Aperfeiçoamento do Saber – CEAS (Mataripe). O desfile também contará com as apresentações das Fanfarras Municipais: FAMUSFC, FANSIB, FANCECBA, e FANJACR.

O escritor e cartunista Maurício de Souza, autor dos quadrinhos Turma da Mônica, será homenageando. Contudo, o evento também celebrará as obras dos baianos Castro Alves, Caetano Veloso e Jorge Amado, além de Monteiro Lobato, Vinícius de Morais, Ariano Suassuna, Bule Bule, José Jorge do Espírito Santo, entre outros.