Educação inclusiva e outros temas foram tratados no último dia da Jornada Pedagógica

 

jornada ultimo dia 2016 4

Em São Francisco do Conde, o último dia de trabalho da Jornada Pedagógica aconteceu nesta sexta-feira , dia 26 de fevereiro, e reuniu profissionais da educação na Escola Arlete Magalhães (antigo CEJAL), Martinho Sales Brasil, Instituto Luiz Viana Neto (IMLVN) e Baiacão. Estes locais foram divididos por grupos de trabalho para planejar ações estratégicas que vão nortear a educação ao longo do ano letivo.

Participaram dos trabalhos as equipes de profissionais do Fundamental I e II, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Educação Infantil, Creche, além de Educação Inclusiva e Educação Física.

Este ano, o destaque da Jornada Pedagógica vai para a educação inlcusiva: “O diferencial neste ano é o atendimento específico para a educação especial e inclusiva. Temos um grupo que está trabalhando neste campo com oficinas e workshops e o PROAP está junto conosco”, disse Ana Lúcia Brito de Santana, diretora pedagógica.

Nós estamos na época da inclusão e vimos a necessidade de que os profissionais da educação entendam qual o foco desse trabalho e que precisamos desenvolver o olhar de que o aluno especial precisa ser trabalhado de forma adaptada, para que tenham pleno entendimento e passem por todo o processo educacional”, declarou Itaciara de Oliveira do Carmo Silva, coordenador de Libras. Ela falou ainda sobre a importância do trabalho do PROAP e a participação das famílias na inclusão do aluno.

Hoje é o terceiro e último dia da Jornada e as 04 unidades escolares do Ensino Fundamental II (do 6° ao 9° ano), se reuniram no Instituto (IMLVN) com o objetivo de discutir a matriz curricular da rede municipal em consonância com a matriz do Sistema Positivo de Ensino, pois o Fundamental II passará a trabalhar com o Positivo este ano. Os trabalhos estão divididos por áreas do conhecimento: linguagem, humanas e exatas”, explicou Erminia Nogueira, gerente do Fundametal II.

Outro tema que foi tratado pelos professores durante a Jornada 2016 foi a prevenção e o controle da epidemia da tríplice arbovirose (dengue, chikungunya e zika), que teve como facilitadora a superintendente da Secretaria da Saúde – SESAU, Eleuzina Falcão.

As ações da Jornada continuam durante toda a tarde desta sexta-feira (26).

 

 

 

Skip to content