Em São Francisco do Conde, ajudar o próximo está no sangue
26/04/2018 Notícias , SaúdeSão Francisco do Conde recebeu a unidade móvel (HEMÓVEL) da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) na manhã do dia 25 de abril de 2018, para o início da Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea. A ação que continua até essa sexta-feira, dia 27 de abril, acontece no Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão, das 08h às 15h30. E como esperado, a comunidade franciscana apareceu para ajudar a salvar vidas, mostrando a solidariedade e o espírito de ajuda da comunidade franciscana. Números parciais do primeiro dia de atendimento à comunidade deram conta de 62 doações de sangue e 32 cadastros de medula óssea.
O vereador e presidente da Câmara Municipal de São Francisco do Conde, Venilson Souza Chaves (Cravinho), foi prestigiar a abertura do evento, juntamente com a secretária da Saúde do município, Eleuzina Falcão, que deu as boas-vindas aos profissionais do Hemoba. “Como cidadão e profissional da área de saúde, pois sou formado em Educação Física e trabalho sempre em busca da prevenção, eu quero parabenizar a iniciativa da secretaria. Quem doa sangue está preservando vidas e a Câmara de Vereadores apoia a causa em nome de todos os vereadores”, declarou Cravinho.
Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação e todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.
- Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra febre amarela ou Influenza ficam inaptos à doação por 48h.
- Para ser um doador de sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, precisa pesar acima de 50 kg, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.
- O doador ainda precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial, e válido em todo o território nacional.
Para facilitar o acesso das pessoas que moram em bairros distantes, a SESAU está disponibilizando transporte nos três dias da ação.
ROTEIRO DE ÔNIBUS PARA DOAÇÃO DE SANGUE E CADASTRO DE MEDULA ÓSSEA PARA OS BAIRROS:
Quarta/quinta/sexta-feira (dias 25, 26, 27 de abril de 2018)
Saindo das Unidades de Saúde da Família
Roteiro 01
08h – Santo Estevão, Caípe de Cima, Colmonte, Caípe de Baixo, Muribeca, Engenho de Baixo, Socorro.
Roteiro 02
07h – Jabequara, Paramirim, Monte Recôncavo e Campinas.
OS ÔNIBUS RETORNAM PARA OS BAIRROS AO MEIO-DIA.
São Francisco do Conde é 12 por 8: Ação visa combater e prevenir a hipertensão arterial
Nesta data, além da Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea também ocorre no Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão, atendimentos de cardiologista, nutricionista, clínico geral e enfermeiro; procedimento de aferição de pressão arterial, glicemia e preventivos ginecológicos. Essa ação faz parte de uma iniciativa de controle e prevenção, que visa cuidar e orientar os hipertensos do município. Moradores do Centro I, Centro II e São Bento tiveram atendimento ao longo do dia, eles puderam tirar duvidas e cuidar da saúde.
O evento também contou com atividades de Saúde Bucal para crianças e adultos, com palestras e escovação supervisionada. Os alunos da Isidória Borges aprenderam a cuidar dos dentinhos com a dentista Silvana Sampaio e sua equipe.
A campanha ainda contou com a importante participação do SAMU 192 que, através de peças de teatro e encenações, mostrou quais os procedimentos para ajudar a salvar vidas em casos como parada cardíaca.
As ações do São Francisco do Conde é 12 por 8 não se limitaram apenas ao espaço do Baiacão. Durante essa amanhã um médico endocrinologista atendeu a comunidade do Caípe, no Núcleo de Cuidados à Saúde da Mulher, que está integrado ao Complexo de Saúde do bairro.
Confira o número de atendimento desta quarta-feira (25):
Clínico Geral | 16 atendimentos |
Cardiologista | 60 atendimentos |
Nutricionista | 13 atendimentos |
Endócrino (Complexo do Caípe) | 23 atendimentos |