Encontro Formativo do Voarte é realizado na Secretaria da Educação – SEDUC
13/08/2018 Educação , NotíciasCom o objetivo de refletir os aspectos teóricos e metodológicos que nortearão o segundo semestre do projeto VOARTE 2018, foi realizada na Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, no dia 10 de agosto, uma formação com os coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino. Teatro e Artes Visuais: historiando saberes e culturas de um povo é a temática que permeará as ações pedagógicas nas unidades escolares.
“Nesta formação pretendemos aproximar o nosso público de coordenadores ao universo das artes visuais e do teatro, linguagens que permearão o VOARTEAR II, através de metodologias e experiências que podem ser desenvolvidas em sala de aula de maneira prática e simples, assegurando os direitos de aprendizagem dos nossos estudantes”, explicou a gerente de Arte Educação da SEDUC, Alexsandra Neri.
O VOARTE vem sendo desenvolvido na rede desde 2017. Ele é organizado em dois períodos, VOARTEAR I e II, que correspondem ao processo de elaboração e construção dos conhecimentos propostos por cada unidade escolar. As escolas municipais já começaram a desenvolver a temática do Voartear II, contemplando as diversas áreas do conhecimento através das Artes Visuais e do Teatro, com o objetivo de ampliar o repertório artístico de todos os envolvidos no projeto.
A formação com os coordenadores pedagógicos contou com a participação de convidados especiais. O professor e artista plástico Antônio Carlos de Jesus – Kauê refletiu sobre Artes Visuais: percepção visual. Teatro: jogos teatrais no ambiente escolar foi a perspectiva abordada pelo professor de teatro Joane Macieira. O professor e artista visual Marcos Albetonny trouxe um Relato de experiência no âmbito do ensino do desenho no contexto escolar.
Segundo Joane, “a atividade buscou promover um ambiente dinâmico, de integração e propulsor de criatividade, com estímulos e exercícios pautados na pedagogia do teatro. Foi um momento para repensar as práticas pedagógicas e ampliar imaginários e acervo de possibilidades para a prática teatral no ambiente escolar”.
“As experiências compartilhadas poderão contribuir para o ensino-aprendizagem na área do desenho, envolvendo as formas geométricas e aproveitando diferentes materialidades culturais para estas práticas artísticas”, destacou Marcos Albertonny, profissional que atua na Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude – SDHCJ.