Formação em Manejo de Animais Peçonhentos: Proteção e Conservação da Fauna Silvestre

A Secretaria da Educação, em parceria com a Diretoria Pedagógica, a Gerência de Educação Ambiental e a Sala Verde do município, realizou no dia 11 de junho de 2024 a primeira Formação em Manejo de Animais Peçonhentos, com foco especial em serpentes. Durante o evento, contamos com a palestra do diretor do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATOX), além de uma palestra e Oficina prática de manejo e contenção de serpentes vivas ministrada pela equipe da Companhia de Polícia e Proteção Ambiental da Bahia (COPPA). Ambas as instituições também ofereceram aos participantes uma vasta exposição de animais silvestres taxidermizados e animais peçonhentos conservados em líquido.

Nessa primeira formação, priorizamos como público-alvo os porteiros, vigilantes e a gestão das unidades escolares. Também contamos com a participação de técnicos da Secretaria da Educação (SEDUC), técnicos da Secretaria de Saúde (SESAU), especialmente da Vigilância Sanitária Epidemiológica, técnicos da Secretaria de Agricultura e Pesca (SEAP) e da Secretaria de Serviços, Conservação e Ordem Pública (SESCOP).

O objetivo dessa formação foi orientar a sociedade sobre a importância da proteção e conservação de todos os animais silvestres, incluindo as serpentes, bem como a forma correta de se aproximar, manejar e soltá-los, evitando acidentes. Também foram abordados os procedimentos a serem adotados em caso de acidentes. Agradecemos o importante patrocínio da empresa 3R Petróleum, que foi fundamental para a efetivação dessa atividade.

 

Skip to content